Vamos atentar para um detalhe importante nesse capítulo, que é a expressão "o tempo do fim."
Por exemplo, lemos no verso 35 do capítulo 11 de Daniel:
Daniel 11:35 E far-se-á que tropecem alguns dos que têm perspicácia, a fim de se fazer uma obra de refinação por causa deles, e para se fazer uma limpeza e um embranquecimento, até o tempo do fim; porque é ainda para o tempo designado.
Note o que a editora WatchTower tem a dizer sobre o termo "tempo do fim" desse verso, em seu livro, página 275, parágrafo 10 :
"Portanto, em Daniel 11:35, "o tempo do fim" deve se referir ao fim do período de tempo necessário para o povo de Deus ser refinado enquanto persevera o assalto do rei do norte. O tropeço evidentemente terminou no tempo designado por Jeová"- WatchTower - Profecia Daniel, pag 275
É ai que mora o engano!
Se tem um hábito constante nas interpretações oriundas da WatchTower é desconsiderar completamente o contexto do relato, a fim de ajustar o texto aos seus próprios interesses (Um exemplo disso é a interpretação do termo "outras ovelhas" - leia aqui)
Se ler o capítulo 11 de Daniel, livre de fermentos, notará que o termo "o tempo do fim" se refere aos acontecimentos que iniciam no verso 40 em diante do capítulo 11.
Lemos:
Daniel 11:40 “E, no tempo do fim, o rei do sul se empenhará com ele em dar empurrões, e o rei do norte arremeterá contra ele com carros, e com cavaleiros, e com muitos navios; e ele há de entrar nas terras, e inundar, e passar..... ..... .....
De modo que, quando lemos no verso 35:
Daniel 11:35
até o tempo do fim; porque é ainda para o tempo designado.
Não precisamos inventar falsas conjecturas (como Betel faz em suas publicações), fica claro que o texto está se referindo ao "tempo do fim" descrito no versículo 40 em diante.
Ou seja, esse capítulo 11 de Daniel , especialmente a partir do verso 28, vai descrevendo uma série de eventos, envolvendo a congregação de Jesus Cristo, que ocorrem ANTES do "Tempo do Fim" (prelúdio)...e vai aumentado a "tensão"....até culminar no propriamente dito "Tempo do fim" - a partir do verso 40.
Obviamente A WatchTower, com sua doutrina de 1914, tem um grande problema com a Verdade, pois segundo ela, o "Tempo do fim" , começa Antes do verso 40!!!!
Para Betel, o tempo do fim começa no verso 27 |
Assim Betel ardilosamente fecha os olhos para o contexto para manter o seu dogma.
O Tempo do fim - Sinteleia - A terminação
O termo "tempo do fim" descrito a partir de Daniel 11:40, usa a mesma palavra usada para "terminação", é a famosa SINTELEIA.
Note como Daniel 11:40 é traduzido na versão Septuaginta :
Note a palavra συντελείας ou synteleίas - usada para significar terminação.
Essa palavra συντελείας ou synteleίas é exatamente a mesma que encontramos no famoso verso de Mateus 24:3, onde lemos:
Mateus 24:3 Enquanto estava sentado no Monte das Oliveiras, aproximaram-se dele os discípulos, em particular, dizendo: “Dize-nos: Quando sucederão estas coisas e qual será o sinal da tua presença e da terminação [synteleίas] do sistema de coisas?”
Note a palavra συντελείας ou synteleίas na versão
De modo que a Tradução do Novo Mundo poderia [DEVERIA] verter o texto de Daniel 11:40, da mesma forma que ela verteu Mateus 24:3:
Daniel 11:40 “E, na terminação [συντελείας / synteleίas] do sistema de coisas, o rei do sul se empenhará com ele em dar empurrões, e o rei do norte arremeterá contra ele com carros, e com cavaleiros, e com muitos navios; e ele há de entrar nas terras, e inundar, e passar.
Contudo, fiel à profecia, os que abandonam o pacto sagrado preferem ardilosamente manter o dogma, a operação do erro, de que a terminação começou em 1914. (2 Tess 2:1-12)
Eles Governam/Reinam sobre milhares de pessoas apoiados nesse dogma/absinto, da mesma forma que o Papa reina por meio do dogma da Trindade. Mantêm as testemunhas cativas em Babilônia - O Império das Mentiras e do Engano. (Rev 18:4)
Quando a profecia dizia que o Rei do Norte (rei de Babel) agiu com eficiência (Daniel 11:30) - não estava de brincadeira.
No próximo artigo, continuaremos expondo as ações do Rei do norte com aqueles que abandonaram o pacto sagrado.
Leia também:
Falsa Presença: No Sentido do que o dia de Jeová está aqui
Corpo Governante - O Papa de Betel - Apostasia no Templo
Joio - Assentado no Templo - Homem contra a Lei
Colocaste à prova os que se dizem Fiel e Discreto?
Desmantelando o dogma de 1914
Rei do Norte - parte 1
As outras ovelhas - quem realmente são?
O Dia em que Noé entrou na Arca - Terminação