1) O “reino” delegado a Cristo, mencionado em Colossenses 1:13 não é o Reino messiânico. - Apologistas da WatchTower
Bom, vamos começar nossa análise da afirmação acima lendo o texto de Colossenses 1:13
“Ele nos livrou da autoridade da escuridão e nos transferiu para o reino do Filho do seu amor.” – Col. 1:13.
O que é o "reino do Filho"?
Bom, se você crer que Jesus é o Filho de Deus, o Filho de Jah , ou em outras palavras, se você crer que Jesus é o Cristo, ou ainda, crer que Jesus é o MESSIAS, então o "reino do Filho" é o Reino do MESSIAS ou Reino Messiânico.
Agora, caso o leitor escolha ser Anti-Cristo,ou Anti-Messias, ou preferir não acreditar que aquele homem que ensinou-nos o Sermão do Monte é o Messias , então o reino do Filho realmente "não é o Reino messiânico" para você
Para os que exercem fé em Jesus como sendo o Cristo, ou o Messias , o reino do Filho é o Reino Messiânico: pois o Filho é o Messias.
A expressão "reino do Filho" pode ser expandida como "reino de Jesus - o Messias" - "reino do Messias" --> Reino Messiânico
Jesus o Messias, logo o Reino de Jesus é o Reino Messiânico.
A mulher disse-lhe: “Eu sei que vem [o] Messias, que é chamado Cristo. Quando este chegar, ele nos declarará abertamente todas as coisas.” 26 Jesus disse-lhe: “Eu, que falo contigo, sou ele.”
O Próprio Jesus fez referência ao SEU Reino em outra ocasião:
João:18 36 (Almeida)
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
O MEU REINO - O REINO DO MESSIAS - REINO MESSIÂNICO
Aquilo que Jesus referiu como "o meu reino" é o Reino do Messias, que conforme ele explicou, exercia jurisdição "nos domínios de cima".
O ponto que os "apologistas da WT" desconsideram é justamente aquilo que o Pai fez:
O Pai entrega o Reino dos céus nas mãos do Filho - no primeiro Século EC:
João 3:35 “O Pai ama o Filho e tem entregue todas as coisas na sua mão”
João 16:15 "Todas as coisas que meu Pai tem são minhas."
De modo que o Reino Messiânico corresponde à "Todas as coisas que meu Pai tem" e que Foram ENTREGUES na mão do Filho, nas mãos do Messias.
Assim, diferente dos sistemas políticos-religiosos "terráqueos", o reino dos Céus não é um Reino Dividido (Mateus 12:25). Quando Jah entregou o reino ao Cristo, entregou TODAS AS COISAS. Fato que comprova isso é que até mesmo os ANJOS foram feitos súditos do Rei Celestial Jesus Cristo: O Messias.
1 Pedro 3:22 “Ele está à direita de Deus, pois foi para o céu; e foram-lhe sujeitos anjos, e autoridades, e poderes.” --- os anjos foram feitos Súditos
"ele, sabendo que o Pai dera todas as coisas nas suas mãos" - João 13:3
"Todas as coisas que meu Pai tem são minhas." - João 16:15Os anjos foram feitos súditos do Messias qual Rei Celestial - 1 Pedro 3:22 |
"e todas as minhas coisas são tuas e as tuas são minhas" - João 17:10
Assim é evidente que NÃO se "trata de um governo apenas sobre seus discípulos" e sim Um Governo que foi dado ao Messias cuja autoridade é sobre "TODAS as coisas que meu Pai tem": - anjos, querubins , os sete espíritos, e TAMBÉM a congregação na terra: sobre AQUELE que O OBEDECE: (João 3:35, 16:15)
João 17:23 Em resposta, Jesus disse-lhe: “Se alguém me amar, observará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós iremos a ele e faremos a nossa residência [CASA/REINO/MORADA] com ele.
Em vez de ser um "sub reino", o reino dado ao Messias (Reino Messiânico) exerce sua jurisdição sobre tudo que pertence a Deus. Tanto que o Messias disse em relação ao seu Pai: Nós somos UM. (João 10:30)
João 3:35 “O Pai ama o Filho e tem entregue todas as coisas na sua mão”
DEUS DEU O SEU PRÓPRIO TRONO AO MESSIAS:
Rev 3:21 "eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono" -
De modo que o Reino Messiânico veem exercendo poder sobre tudo aquilo que está ligado à Deus: "Todas as coisas que meu Pai tem são minhas".
Obviamente, o Mundo ainda não faz parte desse reino. Por Enquanto.
Jo 14:24 Quem não me ama, não observa as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas pertence ao Pai que me enviou.
Entrementes:
Lucas 12:1 ... havendo-se ajuntado uma multidão de tantos milhares, que se pisavam uns aos outros, ele principiou a dizer, primeiro aos discípulos: “Vigiai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2 Mas não há nada cuidadosamente oculto que não venha a ser revelado, nem secreto que não venha a ser conhecido.
Continuaremos as argumentações nos próximos artigos!
Leia também:
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2013/04/jesus-entronizado-destra-poderosa-de.html
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2012/09/o-meu-reino-jesus-perante-pilatos.html
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2012/08/senta-te-minha-direita-reina-minha.html