É
muito importante termos em mente e entendermos um termo bíblico
associado ao Reino de Deus e a terminação do sistema de coisas.
'O
dia do Senhor'
O
dia do Senhor não se refere obviamente a um dia literal mas sim a um
período de tempo em que o Reino Celestial de Jeová, por
intermédio de Jesus qual Rei Davi-Maior passa a exercer domínio ou
jurisdição sobre o mundo todo (Rev 11:15), Jesus
começa assim a agir com sua Autoridade e Poder (Mateus 28:18) em
todos os assuntos da terra.
Vale
lembrar e salientar que Jesus já atua como Rei Reinante do Governo
Celestial de Jeová desde o primeiro século EC, quando ao ser
ressuscitado , ascendeu ao céus e passou a reinar à Direita de
Jeová, seu trono. (Hebreus 1:8, 1 Cor 15:25, Rev 1:5, 1 Pedro 3:22)
Jesus,
assim como Davi, passou a reinar sobre o Israel de Deus ou casa de
Jacó (Lucas 1:32-33), na Jerusalém celestial , e passou a usar a
sua autoridade na construção do Templo de cristãos ungidos (1 Cor
3:16 , Atos 15:15-18)
Assim
o 'dia do Senhor' começa a partir do seguinte evento: o Reino
de Jesus exerce jurisdição sobre a terra, ou seja, o Reino
de Cristo está presente ou tendo alçada sobre a terra ou
mundo.
Esse
seria um dia muito esperado pelos cristãos, um período em que Jesus
agiria de várias maneiras a favor dos cristãos e da
humanidade em geral.
Por
exemplo, o livro de Revelação retrata uma série de acontecimentos
que ocorreriam durante esse 'dia' – durante o dia do Senhor:
Rev
1:10 'Por inspiração, vim a estar no dia do Senhor'
Assim
o dia do Senhor engloba vários eventos, todos eles descritos
no livro de Revelação e em outras profecias Bíblicas.
Por
exemplo, durante o dia do Senhor ocorreria (ordem não cronológica):
- a cidade santa seria pisada pelas nações (Rev 11:1,2)
- Guerras , escassez de víveres , etc indicando o início da presença
- O Julgamento da casa de Deus, 1 Pedro 4:17
- a fera iria para o abismo e voltaria do abismo , seria constituído o Oitavo Rei. (Rev)
- a Imagem da Fera e sua marca 666
- Destruição de Babilônia, a Grande
- Separação do Joio e do Trigo, os peixes excelentes dos imprestáveis (Mateus 13)
- Armagedom (climax do Dia do Senhor)
O
climax – a culminação do dia do Senhor é a batalha do
Armagedom, onde Jesus por fim elimina toda forma de governo satânico
– Rev 17:14
Mas,
como dito anteriormente, o dia do Senhor, desde que ele inicia,
envolve uma série de acontecimentos.
O
apóstolo Paulo alertando os cristãos contra uma falsa presença
antecipada de Cristo, deu a seguinte admoestação:
2
Tessal 2:1 No entanto, irmãos, com respeito à
presença de nosso Senhor
Jesus Cristo e de sermos ajuntados a ele, solicitamo-vos 2 que
não sejais depressa demovidos de vossa razão, nem fiqueis
provocados, quer por uma expressão inspirada, quer por intermédio
duma mensagem verbal, quer por uma carta, como se fosse da nossa
parte, no sentido de que o dia de Jeová
está aqui.
Do
texto acima, extraímos que o apóstolo Paulo equiparou
à presença de nosso Senhor Jesus
Cristo com
o dia de Jeová.
Podemos
identificar “o dia do Senhor” como 'o dia de nosso Senhor Jesus
Cristo' ou mesmo 'o dia de Jeová', pois Jesus como Rei ungido por
Jeová estará realizando durante esse período chamado “dia do
Senhor” várias ações relacionadas ao propósito de Jeová
“ 6
Pois estou confiante nesta mesma coisa, que aquele que principiou uma
boa obra em vós a levará também a cabo até o dia de Jesus
Cristo” - Filipenses 1:6
Mas
lembre-se mais uma vez que Paulo associou 'o dia do Senhor' com a
presença de nosso Senhor Jesus Cristo , isso porque a
presença de Cristo significa em todo o seu período – desde o seu
início, o tempo em que Cristo estaria presente como Rei sobre
o mundo – sua nova jurisdição
Os
cristãos desde os dias de Jesus, sempre almejaram saber, embora com
perspectivas erradas – achando que seria um reino político humano
- , quando se iniciaria a jurisdição do Reino de
Deus por meio de Jesus sobre a terra.
Veja
Lucas 19:11
11
Enquanto escutavam estas coisas, contou em adição uma ilustração,
porque estava perto de Jerusalém e eles estavam imaginando que o
reino de Deus ia apresentar-se instantaneamente.
Ou
seja, eles pensaram (segunda a visão deles) que o dia do Senhor iria
apresentar-se instantaneamente.
Abaixo,
vemos um outro relato em que os discípulos ansiosos pelo “dia do
Senhor”, perguntam sobre o seu início,
quer dizer, o início
daquele 'dia'.
Atos
1:6
6
Tendo-se eles então reunido, perguntavam-lhe: “Senhor, é neste
tempo que restabeleces o
reino a Israel?” 7
Disse-lhes ele: “Não
vos cabe obter conhecimento dos tempos ou das épocas que o Pai tem
colocado sob a sua própria jurisdição;
Durante
o “dia do Senhor” o reino do mundo será dado aos irmãos de
Cristo ,também chamados de “Israel” de Deus. (Rev 5:10)
Assim,
percebemos que os discípulos ainda com expectativas erradas, a
saber: achando que de alguma forma o reino de Deus seria político
para o Israel carnal, os discípulos perguntam se havia enfim , após
a ressurreição de Cristo, chegado o reino, ou seja, o dia do
Senhor.
Jesus
dá a seguinte resposta abaixo, tendo em mente o Reino celestial,
referente a saber o tempo de quando viria o Reino dos céus sobre a
terra:
'Não
vos cabe obter conhecimento dos tempos ou das épocas que o Pai tem
colocado sob a sua própria jurisdição
' - Atos 1
Ou
seja, Jesus disse que não caberia aos cristãos conhecer os tempos
ou épocas em que viria o Reino de Deus por meio de Cristo sobre
a terra ou dia
do Senhor , esse seria
um “dia” que o Pai
Jeová tem colocado sob a sua própria jurisdição.
Jesus
apenas admoestou os cristãos a orarem: “Venha o teu Reino” -
Mat 6:9
Seria
o mesmo que dizer: “Vem nosso Senhor!”
Em
harmonia com as palavras acima , Jesus ao falar de sua presença
(Mateus 24:3 , compare com 2 Tessal 2:1) faz a seguinte afirmação
em Mateus 24:36 -
“Acerca
daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem
o Filho, mas unicamente
o Pai.
Ou
seja, o dia do Senhor – o tempo em que Jesus começaria a agir qual
Rei sobre a terra estaria sob a jurisdição de Jeová, ninguém
mais saberia, nem os anjos, nem o próprio Rei Jesus, o Filho.
Com
todos esses textos acima, Jesus quer dar a conhecer a noção de
aleatoriedade ou “indeterminação” que seria “o dia do Senhor”
ou a presença de Cristo desde seu início. O “dia do Senhor”
não seria um evento determinístico.
O
“dia do Senhor” seria a terminação ou a conclusão de um
sistema de coisas, envolvendo
vários acontecimentos
, desde o julgamento da casa de Deus, seu Refino e o julgamento do
mundo culminando no Armagedom. Todas as profecias que tratam das
coisas que ocorrem durante “a parte final dos dias” , “os
últimos dias” , “a terminação do sistema” - todas elas
tratam dos evento que ocorrerão durante “aquele dia” - o dia do
Senhor.
'Portanto,
mantende-vos vigilantes, porque não sabeis em que dia virá o vosso
Senhor.' - Não sabeis quando iniciará o “dia do Senhor” e tudo
o que está associado a ele.
Por
isso é que são tão oportunas as palavras abaixo:
Tiago
5:7,8
'
Portanto, exercei
paciência, irmãos,
até a presença do Senhor.
Eis que o lavrador fica esperando
o precioso fruto da
terra, exercendo
paciência com ele,
até que
venha a
chuva temporã e a chuva serôdia.
8
Vós também exercei
paciência; firmai os
vossos corações, porque
se tem aproximado a presença do Senhor.
[ou dia do Senhor – seu Reinado]'
2
Pedro 3:12
12
aguardando e tendo bem em mente a presença do dia
de Jeová, pelo qual [os] céus, estando incendiados, serão
dissolvidos, e [os] elementos, estando intensamente quentes, se
derreterão!
Filipenses
1:10
10
que vos certifiqueis das coisas mais importantes, para que sejais sem
defeito e não façais outros tropeçar, até o dia de Cristo.
Note
que o dia de Jeová ou dia de Jesus são exibidos como o momento na
linha do tempo em que um estado ou processo muda de estágio
(conforme indicado pela preposição “até” ).
Quão
apropriadas são as palavras de Jesus:
33
Persisti em olhar, mantende-vos despertos, pois não sabeis quando é
o tempo designado. 34 É semelhante a um homem que viajou para fora e
deixou a sua casa, dando autoridade aos seus escravos, a cada um o
seu trabalho, e ordenou ao porteiro que se mantivesse vigilante. 35
Portanto, mantende-vos vigilantes, pois não sabeis quando vem o
senhor da casa, quer tarde no dia, quer à meia-noite, quer ao canto
do galo, quer cedo de manhã; 36 a fim de que, ao chegar ele
repentinamente, não vos ache dormindo. 37 Mas, o que eu vos digo,
digo a todos: Mantende-vos vigilantes.”
Leia também a dissertação que defende o conceito de uma Futura Parousia
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