Sunday, July 6, 2014

Jesus Cristo sentado no trono de Jah como Rei - "Senta-te à minha Direita"

Continuarei analisando nesse artigo mais um "argumento" utilizado por aqueles que NÃO crêem que Jesus se tornou Rei Celestial ainda no primeiro século EC.

Eis o "argumento":

 2)   ‘Sentar no trono’ não significa necessariamente ser entronizado.
O Dicionário Michaelis define “entronizar” por “elevar ao trono” e “pôr(-se) no trono”. A ideia é de receber o reino. Se fosse sinônimo de sentar no trono, cada vez que um rei se sentasse no seu trono teríamos de concluir que ele estaria sendo entronizado, o que seria um absurdo. Portanto, a aceitação do convite divino de ‘sentar-se à direita’ de Jeová’ (Sal. 110:1) não significa em si uma entronização.
Assim, o período de ‘espera’ (Heb.10:13) não seria forçosamente o exercício do Reino celestial.    - Defensores da WatchTower

Comecemos a análise:

Primeiramente é digno de nota que a própria definição do dicionário depõe CONTRA a WatchTower:

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=entronizar

entronizar 
en.tro.ni.zar 
(en+trono+izar) vtd 1 Elevar ao trono. vtd e vpr 2 Pôr(-se) no trono. vtd e vpr 3 Elevar(-se) muito; exaltar(-se). vtd 4 Fazer entronização, acepção 3. Var: entronar, entronear.

Note como o mesmo dicionário define a expressão "Subir ao trono"

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=trono
trono 
tro.no 
sm (gr thrónos) 5 Ato de tronar. 6 Autoridade, domínio, império, poder. Subir ao trono: começar a reinar.

De modo que o "Elevar ao trono" ou "Pôr(-se) no trono" ou "sentar-se no trono" são expressões idiomáticas que denotam uma mudança de estado ou um Fato ou Acontecimento ou Marco Histórico. Conforme define o próprio dicionário: Subir ao trono equivale a começar a reinar.

Portanto, Não refere-se simplesmente à ação ordinária de simplesmente se assentar com suas nádegas sobre um assento polido. 

Por exemplo, Como o leitor entende a expressão?:

"Napoleão sentou no trono da França" - seria o simples ato cotidiano de Napoleão apoiar suas nádegas sobre uma cadeira enfeitada ou o Fato ou Marco de Napoleão receber o reino da França?

Outro exemplo, como entende a seguinte expressão:

"Principe William poderá sentar no trono da Inglaterra"
Não corresponderia isso o Fato dele RECEBER O REINO da Inglaterra mais do que simplesmente sentar numa cadeira?

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/07/130723_grafico_arvore_familiareal.shtml

"Ao se referir a um trono, pode-se também entender como posição máxima, como na frase Ele irá assumir o trono."  - Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trono

Assim a expressão "Sentar no trono" transmite justamente a ideia de receber o reino!!!

Portanto o "argumento" exposto pela WatchTower é falacioso , chega a denotar estupidez.

Mas não pára por aí, esse "argumento" também é hipócrita. Veja o motivo:

Em suas próprias publicações e ensinos, a WatchTower  e seus seguidores definem a expressão "sentar no trono" como sendo sinônimo de receber o reino, ou seja, de ser entronizado, de começar a reinar. Eis os exemplos: 

No livro "Bíblia Ensina" p. 215-p. 218 par. 1 da WatchTower, lemos:

"Jerusalém havia sido a capital da nação judaica — a sede do governo da dinastia de reis da casa do Rei Davi. (Salmo 48:1, 2) No entanto, esses reis eram totalmente diferentes de outros líderes nacionais. Eles ocupavam o “trono de Jeová” como representantes do próprio Deus. (1 Crônicas 29:23) De modo que Jerusalém era símbolo do governo de Jeová."

Ainda na revista "A Sentinela" w12 1/8 pp. 16-17, lemos:

Quando Davi ainda era menino, Deus o escolheu para ser o rei de Seu povo, Israel. Quando Davi morreu, Salomão, a quem Jeová havia escolhido, ocupou o “trono de Jeová” . (1 Crônicas 28:4, 5; 29:23) 

Eis os textos usados nas publicações da Torre de Vigia: 
1 Crônicas 29:23 E Salomão começou a sentar-se no trono de Jeová como rei em lugar de Davi, seu pai, e para ser bem sucedido, e todos os israelitas lhe obedeciam.

1 Crônicas 28:5 e dentre todos os meus filhos (pois são muitos os filhos que Jeová me deu) escolheu então a Salomão, meu filho, para assentar-se no trono do reinado de Jeová sobre Israel.

Ou seja, a Torre de Vigia associa ou atribui o fato de "Salomão sentar-se no trono de Jeová" com a "ideia dele receber o reino" ("o governo de Jeová."). Mas nega o mesmo significado ou atribuição no caso de Jesus Cristo. Isso é um exemplo de dois pesos e duas medidas ou interpretação dúplice - um caso de hipocrisia.

Hebreus 1:13 Mas, com referência a qual dos anjos disse ele alguma vez: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés”?

"No entanto, doravante o Filho do homem estará sentado à destra poderosa de Deus.” - Lucas 22:69

Rev 3:21 "eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono."

Como disse o próprio Jesus Cristo:
"mas, eis que algo mais do que Salomão está aqui."(Lucas 11:31)

Portanto EM VERDADE vos digo:

"E Jesus Cristo começou a sentar-se no trono de Jah como Rei" (1 Crônicas 29:23)
"Escolheu então a Jesus, seu filho amado, para assentar-se no trono do reinado de Jah" (1 Crônicas 28:5)

Rev 3:21 "eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono."

Portanto Jesus recebeu o TRONO DO REINO DE DEUS no primeiro século EC.


"eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono." - o Rei do Reino dos Céus

João 5: 22 Porque o Pai não julga a ninguém, mas tem confiado todo o julgamento ao Filho, 23 a fim de que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honrar o Filho, não honra o Pai que o enviou.

Isaías 47 Desce e senta-te no pó, ó virgem filha de Babilônia. Senta-te no chão, onde não há trono, ó filha dos caldeus. Pois não mais terás a experiência de pessoas te chamarem de delicada e mimosa.

Ezequiel 12:24 Pois não se mostrará mais haver qualquer visão fútil, nem adivinhação dúplice no meio da casa de Israel.

Primeira parte:
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2014/06/e-foram-lhe-sujeitos-anjos-o-reino-do.html

Artigos Relacionados:
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2013/08/um-rei-que-passa-despercebido-tem-olhos.html
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2012/10/quem-nao-honrar-o-rei-filho-nao-honra-o.html

69 comments:

jw.org said...

No caso de Salomão , não se ouve falar para ele sentar a direita de alguém para esperar reinar entre seus inimigos , não são dois pesos nem duas medias mas sim uma observação de entendimento

Paulo Vicentini said...

Lucas 11:31 "eis que algo mais do que Salomão está aqui."

"No entanto, doravante o Filho do homem estará sentado à destra poderosa de Deus.” - Lucas 22:69

Rev 3:21
21 Àquele que vencer, concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono.

Obviamente Jesus não abdicará "do trono" para que outro sente nele. Tampouco Deu teve que largar o trono.
"Que todos sejam UM"

Estar à DIREITA de alguém refere-se a compartilhar da mesma glória.

quanto ao "esperar reinar", Leia:
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2012/08/senta-te-minha-direita-reina-minha.html

Não diz que ele espera pra reinar e sim que ele espera os inimigos (os desobedientes, a morte) serem postos por escabelo...

João 5:17 Mas ele lhes respondeu: “Meu Pai tem estado trabalhando até agora e eu estou trabalhando.”

Quando um Rei diz: Eu tenho estado trabalhando....ele está REINANDO

Jesus um Rei que Reina: “eu estou trabalhando”.

http://exatoverdade.blogspot.com.br/2013/11/jesus-rei-designado-ou-rei-reinante.html

jw.org said...

kkkkk

Paulo Vicentini said...

Lucas 6:25 “Ai, vós que agora rides, porque pranteareis e chorareis."

Sentiram-se feridos nos corações said...

É... Parece que o joio se "infiltrou".

Paulo Vicentini said...

Se Marcelino confessar publicamente perante a sua "nova igreja" que Jesus Cristo foi Feito Rei Celestial no primeiro século EC e que portanto a doutrina de 1914 é inconsistente, os
"membros de sua nova religião o expulsarão da igreja."

Paulo Vicentini said...

Ao Marcelino:

João 16:1
1 “Tenho falado estas coisas para que não tropeceis. 2 [Os] homens vos expulsarão da sinagoga.

Paulo Vicentini said...

"esse amor existente entre o povo de Deus" - ou melhor, os que se dizem ser povo de Deus

Lucas 16:15 Conseqüentemente, ele lhes disse: “Vós sois os que vos declarais justos perante os homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque aquilo que é altivo entre os homens é uma coisa repugnante à vista de Deus.

"esse amor existente entre o povo de Deus" - ou melhor, os que se dizem ser povo de Deus


“E, se amardes aos que vos amam, de que mérito é isso para vós? Pois até mesmo os pecadores amam aos que os amam. - Lucas 6:32

"amardes aos que vos amam (amor existente entre...entre...entre )" - Esse é o tipo de amor existente entre os pecadores (joio)

O que dizer sobre amar o seu inimigo? Ou você mata (desassocia) o seu inimigo?

Aprenda como ser um Trigo - Faça o que o Trigo Fez:
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2014/03/tudo-que-o-pai-faz-o-filho-tambem-faz.html

Testemunho Cabal said...

A sabedoria é provada justa pela suas obras.

João 16:20 Digo-vos em toda a verdade: Chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós sereis contristados, mas o vosso pesar será transformado em alegria

Estais vós também ainda sem entendimento ? said...

E bem sabes no teu próprio coracao, Jeová repreende aquele a quem ama, assim como o pai faz com o filho em quem tem prazer.

Mostra-te .. .. Sábio said...

Ou parece-vos que a escritura diz sem propósito: Sê sábio, filho meu, e alegra meu coração, para que eu possa replicar àquele que me escarnece.

Paulo Vicentini said...

Guerreando contra Torres com a espada da minha boca (Rev 2:16 )

Anonymous said...

ANONIMO AINDA ANONIMO DISSE:

iNTERESSANTE QUE A ASSOCIATION HEHEH ESTA RESPONDENDO AS AVALIAÇÕES DO VICENTINI... ISTO QUER DIZER QUE ELE ESTA INCOMODANDO O POVO DA TORRE NÃO É MESMO ??? OU ENTÃO HA GENTE LÁ COM A PULGA ATRAZ DA ORELHA OU COM A CONSCIENCIA PESADA... PARABENS VICENTINI ...

O TEMPO ESTA CHEGANDO... CONHEÇO UMA CONGREGAÇÃO QUE ESTA DE MAL A PIOR OU MELHOR O P0VO TA VENDO QUE NADA HA DE NOVO E TUDO É VELHO E ERRADISSO... NO UMTIMO CONGRESSO
PRATICAMENTE CHAMARAM O POVO SENTADO DE PECADORES E IMORAIS... O JULGAMENTE TA FICANDO PESADO ... E LÁ ENCIMA NA CUPULA OQUE SERA QUE VIGORA?????

Cry For The Moon said...

Ta emkomodando só voÇe(s)

Happy Birthday said...

toothless

Pastor said...

Romanos 6:6 porque sabemos que a nossa velha personalidade foi pregada na estaca com [ele], para que o nosso corpo pecaminoso ficasse inativo, a fim de que não fôssemos mais escravos do pecado.

Mytestemunha said...

Veja isso Paulo Vicentini: http://mytestemunhasdejeova.blogspot.com.br/2014/07/resposta-paulo-vicentini-sobre-o-que.html

Paulo Vicentini said...

O autor desse site implica que usei a seguinte forma:

Lemos no blog: "Defensores da WatchTower". Depois você cita a Watchtower

Pois bem.
Esses são termos intercambeáveis , a não ser que a WatchTower seja um reino dividido.
Afinal de contas , quando lhe é apropriado, a WatchTower não se jacta que seus membros possuem todos a mesma mentalidade ou forma de pensar?

WatchTower é uma corporação (pessoa jurídica) ...quem está por detrás da WatchTower são os seus defensores (pessoas físicas)


Aí, o prórprio defensor da watchtower mostra que o outro defensor da watchtower estava equivocado, lemos:

não foi da Watchtower, no máximo foi de alguma pessoa que estudando a Bíblia se equivocou e declarou algo que “não lhe foi devido”.

Bom,daí chegamos à conclusão que a WatchTower é uma Organização (reino) dividido, de fato!!!!
E é bem provável que ambos os blogueiros da WatchTower possuem cargos de responsabilidade dentro do reino da WatchTower!!!!

Paulo Vicentini said...

E "testemunha", espero que você deixe eu colar links do meu blog em seu blog.

"Trate os outros da forma que você gostaria de ser tratado"

Mytestemunha said...

As vezes há pessoas que , como falei, não compreeendem perfeitamente todos os ensinos bíblicos, mas o ponto chave é: os pensamentos de tais pessoas não fazem parte dos princípios bíblicos declarados e defendidos pela "organização", nem cabe a tais pessoas tomarem a dianteira ou serem considerados "designados" para defenderem princípios que a religião, como um todo, defende. Por isso, quando alguém tem pensamentos contrários do que a organização, como grupo, entende, cabe a tal pessoa ter humildade e deixar que os "designados por Deus" façam segundo tudo o que a Bíblia orienta.

Mytestemunha said...

è bom que se diga que não significa que há pessoas que pensam por outros e que não se tem liberdade de pesquisar a Bíblia livremente, mas as coisas que há dentro da "Torre de Vigia" princípios norteadores bíblicos, caso contrário, haveria pessoas como você defendendo algo que milhares de pessoas são contra, e outras, e outras, e outras...
No entanto, pelo que percebi, você faz articulações de palavras, muda o sentido do pensamento que algumas pessoas escrevem ou falam. Eu não falei que o outro "blogueiro", assim como você falou, estava errado, mas que a Organização tem um pensamento quanto ao que é o trono de Jeová. E que você não pode dizer que um pensamento de uma TJ corresponderá aos princípios que se prega. Além do mais, citei que o erro poderá ser de sua parte, talvez por um erro de sua interpretação do que realmente esse "blogueiro" falou ou quis dizer, propositalmente, ou não.

Paulo Vicentini said...

@testemunha

Papo vem papo vai...só não achei uma coisa em sua "resposta": Argumentos válidos.

Como eu já disse, um rei passou despercebido para as "testemunhas":

Jerusalém…eis o teu Rei!

Mytestemunha said...

Os argumentos estão aqui: http://mytestemunhasdejeova.blogspot.com.br/2014/07/resposta-paulo-vicentini-parte-2-o.html

A2 said...

Paulo, já tem meses que não venho aqui nesta página e percebi que alguns comentam usando o mesmo nick que eu uso.

A matéria do apologista é exatamente o que se ensina na literatura da associação tj.

Quanto à sua suposta resposta aqui não vi consistência.

1- Que "assentar-se no trono" não é essencial e unicamente receber o reino se torna evidente nas palavras do próprio Jesus:

"Quando o filho do homem chegar na sua glória, e com ele todos os anjos, então se assentará no seu trono glorioso".- mt 25: 31.



2- Todos os textos citados por você mostram Jesus sentado "à destra", "à direita" de Jeová, nenhum deles fala de Jesus recebendo o trono, ou sentando nele, Salvo o texto de Rev 3:21.

No entanto, o próprio texto de Revelação 3:21 mostra um trono subsidiário " o meu trono" e o "trono do meu pai".
Sentar com o pai no seu trono significa reassumir seu lugar no céu à destra do pai.

Isaías 66:1 " Os céus são o meu trono".

João 17:5 " pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que tive junto de ti antes de haver mundo".

Diga, Paulo, o que Jesus recebeu que não tivesse já recebido antes?

"todas as outras coisas foi feito por ele e para"

Paulo Vicentini said...

Foi me perguntado:
"Diga, Paulo, o que Jesus recebeu que não tivesse já recebido antes?"

Respostas:

Filipenses 2:9:
9 Por esta mesma razão, também, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo [outro] nome, 10 a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, 11 e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.


1 Pedro 3:22 “Ele está à direita de Deus, pois foi para o céu; e foram-lhe sujeitos anjos, e autoridades, e poderes.”

Hebreus 1:4 De modo que ele se tornou melhor do que os anjos, a ponto de ter herdado um nome mais excelente do que o deles.

Rev 3:21 "eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono"

Hebreus 1:13 Mas, com referência a qual dos anjos disse ele alguma vez: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés”?

Obviamente, para ter todas essas coisas e estar na mesma "altura", ser UM com Jah, Jesus teve que VENCER.

"eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono"


Quando os cristãos (irmãos de Cristo) vencerem, aí será tempo de sentar no "glorioso trono" no reino do mundo (domínios de baixo) - (glorioso na semântica do reino dos céus)

Saiba diferenciar as jurisdições de cima (reino dos céus) com as jurisdições de baixo (reino do mundo)

(A própria Wacthtower ensina que o sentar no glorioso trono diz respeito a julgar aqui na terra - que não ocorre em 1914 )

Por enquanto o trono do mundo tem outro assentado nele… "as estrelas que cairão do céu"

Mas haverá o tempo em que o reino do mundo será o reino do Messias (dos santos):


Daniel 7:26 E o próprio Tribunal passou a assentar-se [trono de Julgamento], e tiraram-lhe finalmente seu próprio domínio, a fim de [o] aniquilar e destruir totalmente.
27 “‘E o reino, e o domínio, e a grandiosidade dos reinos debaixo de todos os céus foram entregues ao povo que são os santos do Supremo. Seu* reino é um reino de duração indefinida+ e a eles é que servirão e obedecerão todos os domínios.’

Cumprimento de Rev 11:15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta. E houve vozes altas no céu, dizendo: “O reino do mundo tornou-se o reino de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”

Isso denota os domínios de baixo virando reino dos céus (parte integrante dele)


quanto a Jesus receber o Reino dos céus (jurisdição de cima)…isso ocorreu no primeiro século…quando ele subiu para o trono ("os céus")

Simples assim…

A2 said...

Foi me respondido com os seguintes textos:

" filipenses 2:9, 1 Pedro 3:22; hebreus 1:4"

Resposta:

Filipenses 2:7 "Ele se esvaziou e assumiu a forma de escravo, vindo a ser na semelhança dos homens.8 mais do que isso, quando se achou na feição de homem, humilhou-se e tornou-se obediente até a morte.9 por esta razão Deus o enalteceu a uma posição superior e .."

Nada fala do reino. Fala dele numa forma de escravo, homem, humilhado que foi enaltecido numa posição superior. Na verdade os textos citados corroboram com o que eu disse: Jesus reassumindo o seu lugar de outrora, à destra de Deus compartilhando do trono universal como dantes.

Colossenses 1:16 "porque mediante ele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra. As coisas visíveis e as coisas invisíveis. QUER SEJAM TRONOS, QUER SENHORIOS, QUER GOVERNOS, QUER AUTORIDADES. Todas as coisas foram criadas por intermédio dele e para ele."

"Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que tive junto de ti antes de haver mundo" (joão 17:5)

Revelação 3:21 apenas confirma isso.Veja:

"àquele que vencer concederei sentar comigo no meu trono, assim como me assentei com o meu pai NO SEU TRONO"
somente Jesus compartilha dessa glória, assim como seu trono è compartilhado somente pelos que vencerem.

Lucas 22:28,29 " vòs sois os que ficastes comigo nas minhas tribulações, e eu faço convosco um pacto assim como meu pai fez comigo um pacto, para um reino".

Que o trono(reino) de Jesus seria subsidiário ao trono universal de Deus é revelado pelo mesmo profeta
Daniel ao revelar o sonho de Nabucodonosor:

Daniel 2:45 "pois viste que se cortou do monte(ou,do trono de Deus) uma pedra(um reino subsidiário) sem mãos e ela esmiuçou o ferro, o cobre, a argila(governos humanos)"
A pedra foi cortada(reino estabelecido)depois dos governos humanos em sua forma final e pouco antes de sua aniquilação total -Daniel 2:34.

Eu não sou o apologista e não falo por ele mas sua rèplica a ele
e as tjs não tem consistência alguma. Até agora nenhum texto foi mostrado para provar que Jesus assentou o trono em 33ec
Vejo apenas você inserindo, inserindo..

A2 said...

Quanto à questão do reino do mundo se tornar o reino de Deus tanto faz. Isto não influi no entendimento, Mesmo supondo que essa parcela ainda esteja no futuro.

Paulo Vicentini said...

Provando que Jesus assentou o trono em 33ec

Um Rei andou na terra (29-33 EC)

Lucas 19:38 dizendo: “Bendito Aquele que vem como Rei em nome de Jeová! Paz no céu e glória nos lugares mais altos!”

Mateus 21:4-10
4 Isto aconteceu realmente para que se cumprisse o que fora falado por intermédio do profeta, que disse: 5 “Dizei à filha de Sião: ‘Eis que o teu Rei está vindo a ti

Um Rei cujo o Reino (jurisdição) é dos domínios de cima:

João 8:23 De modo que prosseguiu a dizer-lhes: “Vós sois dos domínios de baixo; eu sou dos domínios de cima.

João:18 36 (Almeida)
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.

O "meu reino não é deste mundo" somado com "eu sou dos domínios de cima" , temos:
"meu reino é dos domínios de cima" - "o meu reino é do Céu"


"Tu mesmo o disseste que eu sou Rei"

O Rei subiu para o seu trono:

Hebreus 1:8 Mas, com referência ao Filho: “Deus é o teu trono para todo o sempre"

O Rei senta em seu trono em 33 EC: Deus é o teu trono

Lucas 22:69 No entanto, doravante o Filho do homem estará sentado à destra poderosa de Deus (o teu trono)”

Deus = trono de Jesus = unidade = perfeita comunhão.

"doravante o Filho do homem estará sentado em seu trono (Deus)”

Rev 3:21 Àquele que vencer, concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono.

Hebreus 1:13 Mas, com referência a qual dos anjos disse ele alguma vez: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés”?

com referência a qual dos anjos disse ele alguma vez: Senta em meu trono?

"coragem! eu venci o mundo." - Jo 16:33

Paulo Vicentini said...


"Diga, Paulo, o que Jesus recebeu que não tivesse já recebido antes?"

RESPOSTA:

a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu,

O feliz e único Potentado… [ele, Jesus] o Rei dos que reinam e Senhor dos que dominam, 16 o único que tem imortalidade, que mora em luz inacessível, a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver. A ele seja honra e poderio eterno. Amém. (1 Timóteo 6:15-16)

O REI DO REINO CELESTIAL DESDE 33 EC

Paulo Vicentini said...

"Diga, Paulo, o que Jesus recebeu que não tivesse já recebido antes?"

João 5: 22 Porque o Pai não julga a ninguém, mas tem confiado todo o julgamento ao Filho, 23 a fim de que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honrar o Filho, não honra o Pai que o enviou.

Dai Honra ao Rei - 1 Pedro 2:17

Paulo Vicentini said...


A2 disse...
Quanto à questão do reino do mundo se tornar o reino de Deus tanto faz. Isto não influi no entendimento, Mesmo supondo que essa parcela ainda esteja no futuro.


/*******************/

tanto faz???
tanto faz???

Fale isso publicamente tirando sua máscara de A2 e compartilharás da glória de ser expulso da sinagoga.

Tu mesmo disseste acima que a doutrina de 1914 está errada. (esta afirma que Rev 11:15 se cumpriu em 1914)

Mas uma luz que saiu da torre, mas era escuridão….tanto faz???

A2 said...

Respondendo em intervalos:

"Tu mesmo disseste acima que a doutrina de 1914 está errada"

Não mesmo. O que eu disse foi "mesmo supondo" e repito isso naturalmente. mesmo supondo que a sètima trombeta ainda esteja por ser tocada não prova que o reino não esteja em atividade desde 14.
Do mesmo modo que sua doutrina exclusiva aponta para 33ec.

Tu achas mesmo que esse seu raciocínio é uma luz? aha!

continua>>>>>

A2 said...

Antes de prosseguir e já que você escarnece tanto de 1914 e aproveitando que está respondendo..
você profetizou usando textos bíblicos que "algo" se cumpriria entre 2012,2013..14..ou 15, envolvendo os ungidos. Já estamos em 2014 será sua luz na verdade escuridão?

porque omite isso dos seus leitores?

Paulo Vicentini said...

Em verdade eu vos digo: já está ocorrendo: Saí dela povo meu!!!
Escute quem tem ouvidos.

/***************************************/
"reino...esteja em atividade desde 14" - A2
/***************************************/

O Reino de Jesus Cristo está em atividade desde 29 EC, e continuou em atividade quando o rei foi para o seu trono nos céus (Deus é teu trono)

Mateus 12:28
Mas, se é por meio do espírito de Deus que….o reino de Deus vos tem realmente alcançado.

Onde estiver o espírito de Deus , lá está o Reino…não podes vê-lo? nem conhece-lo?

Jo 14:17 o espírito* da verdade,+ que o mundo não pode receber, porque nem o observa nem o conhece


Embora menosprezado pelo mundo, o espírito de Deus tem estado residindo naquele que obedece o Rei (Jo 14:23) - MUITO ANTES DE 1914 .

A2, responda a sua própria pergunta:
o que Jesus recebeu em 1914 que não tivesse já recebido antes?

"ELE, SABENDO QUE O PAI DERA TODAS AS COISAS NAS SUAS MÃOS" - JOÃO 13:3
João 16:15 "Todas as coisas que meu Pai tem são minhas."

Não esqueça de incluir os anjos além da congregação - 1 Pedro 3:22

No que diz respeito ao reino dos céus (jurisdição de cima), TUDO já foi dado à Jesus desde o primeiro século.

E o Reino do mundo? A Sétima trombeta? A2, sim ou não? verdade ou mentira? luz ou escuridão? Ou "não importa?"

Falta só tocar a sétima trombeta…e aí "os domínios de baixo" , "o reino do mundo" se tornará reino de Cristo.
27 “‘E o reino, e o domínio, e a grandiosidade dos reinos debaixo de todos os céus foram entregues ao povo que são os santos do Supremo. Seu reino é um reino de duração indefinida e a eles é que servirão e obedecerão todos os domínios.’ - Leia Rev 11:15


O que irá ocorrer com a doutrina de 1914 quando a Sétima trombeta realmente tocar??

A2 said...

"provando que Jesus assentou no trono em 33 ec"

provando? onde ?

o que se viu foi um velho traje cheio de remendos costurados grosseiramente.

Junta aí uma frase de jesus aqui com outra ali que vc poderá logo,logo ter uma tradução Vicentini.

Apesar de nenhum texto ter provado nada vc mencionou mais um que apoia ainda mais o ensino de que o pai glorificou o filho com a glória que havia antes.

Hebreus 1:8 "Deus è o seu trono para todo o sempre".

Jesus sempre compartilhou do reino universal. O apostolo Paulo apenas repetiu o que havia lido.

Nada respondeste atè o momento onde diz que sentar á destra seja assentar no trono.

De resto vejo apenas tentativas.

Sendo assim não vou perder mais temo.

Mytestemunha said...

Paulo você falou que não era para confundir o fato de Jesus se tornar Rei e a terminação do sitema de coisas. Mas a minha indagação é: as TJ acreditam que Jesus se tornou Rei em 1914, e que foi nesse ano que se cumpriu revelação 12:7,9,12. Por isso se prega que os últimos dias começaram em 1914. No entanto, você diz que Jesus se tornou Rei em 33 EC. Mas, e quanto aos últimos dias, você acredita que os ùltimos dias descrito em 2 Timóteo 3:1 começou a cerca de 2.000 mil anos atrás ou ainda nem entramos nos últimos dias?

Mytestemunha said...

http://mytestemunhasdejeova.blogspot.com.br/2014/07/resposta-paulo-vicentini-parte-2-o.html

Anonymous said...

Ainda não consigo entender o A2.

Anonymous said...

1914? Ele mesmo disse que não acredita nesta falácia.

Anonymous said...

3 “E os perspicazes raiarão como o resplendor* da expansão;+ e os que levam muitos à justiça,+ como as estrelas por tempo indefinido, para todo o sempre.
quem são os perspicazes do livro de daniel ?

Paulo Vicentini said...

@testemunha,

A Terminação do sistema de coisas ou Sintelia ou "tempo do fim", corresponde à terminação do "reino do mundo" (das coisas que pertencem ao mundo)

Isso está descrito em:
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2014/03/tempo-do-fim-daniel-1140-sinteleia.html

De modo que na terminação Jesus receberá o governo do Mundo (domínios de baixo), ao toque da Sétima trombeta...

Quanto ao Reino do Céu (domínios de cima), Jesus já é Rei nesta "jurisdição de cima" desde o primeiro século.

Para o Reino do mundo se tornar de Cristo, os cristãos devem batalhar, e dar o testemunho da Verdade até a morte:

Quem vence a batalha de Rev 12 e por que?

Rev 12:11 E eles o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do seu testemunho, e não amaram as suas almas, nem mesmo ao encararem a morte.

Essa batalha simbólica ocorre na terra.

Leia:
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2013/11/batalhara-contra-o-dragao-ou-tera.html



Paulo Vicentini said...

"Diga, Paulo, o que Jesus recebeu que não tivesse já recebido antes?" - A2

/************************************/

continuando respostas:
'por causa do teu próprio nome que me deste' - Jo 17:11

"teu próprio nome que me deste' (Não tinha antes)

Jesus pode ser chamado pelo NOME do PAI (PASSOU A RETER TODOS OS SEUS ATRIBUTOS)

Sentar à destra do Pai evoca ser igual ao Pai.

Abaixo é um referência ao ENALTECIDO Jesus Cristo:

O feliz e único Potentado… [ele, Jesus] o Rei dos que reinam e Senhor dos que dominam, 16 o único que tem imortalidade, que mora em luz inacessível, a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver. A ele seja honra e poderio eterno. Amém. (1 Timóteo 6:15-16)

Daqui a pouco, é capaz do A2 ou mesmo a Torre virarem Trinitários a fim de defender a doutrina de 1914…

Filipenses 2:9 Por esta mesma razão, também, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo [outro] nome.


Atos 2:33 Portanto,visto que ele foi enaltecido à direita de Deus

ele foi enaltecido à direita de Deus
ele foi enaltecido à direita de Deus
ele foi enaltecido à direita de Deus

ENALTECER = ENGRANDECER => Reflete mudança

Jesus teve promoção no Organograma do Reino de Deus…virou Rei.
ele foi PROMOVIDO à direita de Deus - PARA O SEU TRONO


Jo 14:28 Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que vou embora para o Pai, porque o Pai é maior do que eu.

"o Pai é maior do que eu. "
ele foi enaltecido à direita de Deus

"o Pai me engrandeceu, me enalteceu"

"agora eu e o Pai estamos no mesmo nível, no mesmo trono"
eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono - (Rev 3:21)

Jesus "subiu de grau" - só os vencedores sobem de grau - Rev 3:21

A2 said...

Anônimo disse:

"A2 afirmou que não acredita na falácia de 1914"

Mentira!

Se fosse "A2 afirmou que não acredita na falácia de 29/33" então seria

verdade.

A2 said...

Respondendo as tentativas costuradas que até agora não responderam que "à destra de Deus" significa assumir o reino que Daniel disse seria "estabelecido" no tempo do fim.

Foi dito o seguinte:

" 'por causa do teu prório nome que me deste'-joão 17:11
Jesus passou a ser chamado pelo nome do pai (não tinha antes, passou a reter todos os atributos do pai-não tinha antes)
Sentar à destra do pai evoca ser igual ao pai".

Resposta:

1-O nome Jesus significa "Jeová é salvação"

2- O mais importante, este nome foi invocado sobre ele ainda na carne "que me deste", ele não disse: " que me dará" quando assentasse.

Os atributos de Jeová sempre existiram em Jesus

João 14:59 " Se vós tivésseis me conhecido teríeis conhecido também o pai; deste momento em diante vós o conheceis e o tendes visto..quem me tem visto tem visto o pai"
No entanto o pai sempre será maior do que Jesus

"A cabeça de cristo è Deus"
Ele não está em pè de igualdade com Deus

A inconsistência da sua doutrina vem ainda mais à luz em Isaías 43:7. Israel foi chamado pelo nome de Deus e não retinha seus atributos.
Portanto, sentar à destra do pai não evoca ser igual ao pai. Isso è conversa de trinitarista tentando provar uma doutrina inconsistente.

´Minha pergunta: O que Jesus recebeu que não tivesse dantes?

Suas respostas:

1-Enaltecimento ao nível de Jeová.

( montagem doutrinária monstruosa)

Dentre o que está envolvido mencionado por ti nada alude ao reino que Daniel falou. Mesmo já existindo os domínios de cima foi dito que "O Deus dos céus ESTABELECERÁ um reino"

Uma pedra(reino) foi lançada do monte(domínios de cima)

nos dias dos pès da estàtua.

Mytestemunha said...

Você não respondeu a minha pergunta. Deixa ver se eu entendi:Você diz que não existe últimos dias, não estamos nos últimos dias?

Mytestemunha said...

Pelo que percebo, aqui não se responde as perguntas, falam coisas que não tem nada haver e misturam as coisas. Estão fazendo isso com o A2

Paulo Vicentini said...

"Os atributos de Jeová sempre existiram em Jesus" - A2

Vamos ver o que o apóstolo Paulo responde ao A2:

"aperfeiçoasse por sofrimentos o Agente Principal" - Hebreus 2:10

Hebreus 7:8 Embora fosse Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu; 9 e, depois de ter sido aperfeiçoado, tornou-se responsável pela salvação eterna de todos os que lhe obedecem, 10 porque ele tem sido chamado especificamente por Deus como sumo sacerdote à maneira de Melquisedeque.



"assentou-se à direita da Majestade nas alturas. 4 De modo que ele se tornou melhor do que os anjos"
- Heb 1:3,4 1Pedro 3:22


assentou-se à direita da Majestade nas alturas. De modo que ele se tornou melhor
assentou-se à direita da Majestade nas alturas. De modo que ele se tornou melhor
assentou-se à direita da Majestade nas alturas. De modo que ele se tornou melhor

Filipenses 2:9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome (ou seja, Deus lhe deu o seu próprio Nome)

ISSO PROVA QUE JESUS NÃO É UMA TRINDADE (o Deus TODO-Poderoso não pode sofrer UPGRADE)

O Pai Exalta o Filho para que os filhos exaltem o Pai - Uma Resposta aos Satanases

@testemunha.

Por que você não publica em seu blog TODOS os meus comentários realizados lá?
Que tal deixar sua justiça abundar mais do que a dos fariseus?

Mateus 5:20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não abundar mais do que a dos escribas e fariseus, de modo algum entrareis no reino dos céus.

Pra saber mais sobre "terminação", procure no meu blog sobre parusia e sinteleia:
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2012/08/indice-por-assuntos.html
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2014/03/tempo-do-fim-daniel-1140-sinteleia.html
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2013/11/batalhara-contra-o-dragao-ou-tera.html

A2 said...

Vejam que ele atropelou diversos textos incluindo alguns que são palavras diretas do próprio Jesus.
Assim ele contradiz a si mesmo em seu ensino onde ele afirma com todas as letras: " Ednilson, quando algum escritor bíblico contradiz o que Jesus falou devemos sabatiná-lo".

Suas palavras depõem contra ti.

Jesus falou a respeito de si mesmo:

"Quem me tem visto tem visto o pai"

"todas as coisas que o pai quer eu faço"

"nenhuma única coisa faço de minha iniciativa"

"Assim como o pai mandou eu tenho feito"

Sabatine o apostolo Paulo e tente extrair o que isso tem a ver com o recebimento do reino e aperfeiçoar obediência com não reter os atributos de Jeovà.

"tanto tempo tens estado comigo, Felipe, como è que dizes: mostra-nos o pai?"

Jesus fazia como o pai, agia como o pai, uma representação exata dos atributos dele desde os domínios de cima quando era chamado também de "a sabedoria de Deus".

"se assentou a direita da majestade nas alturas"

Resposta: sim, à destra de Deus, onde sempre esteve.

"se tornou melhor do que os anjos"

resp. sim, nenhum deles se tornou o responsável pela salvação, apenas Jesus.

Até o momento nada disse sobre ter recebido o reino.

"Filipenses 2:9 DEUS O EXALTOU SOBERANAMENTE"

Soberanamente ?

mudança sutil de palavra que não passa despercebida.

Paulo Vicentini said...


"Diga, Paulo, o que Jesus recebeu [no primeiro século] que não tivesse já recebido antes?" - A2 pergunta

/*****************************************/
Continuando a resposta:

E Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. - Mateus 28:18

“Foi-me dada
“Foi-me dada
“Foi-me dada

"Deus o fez tanto Senhor como Cristo, a este Jesus" - Atos 2:36

Filipenses 2:9
9 Por esta mesma razão, também, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo [outro] nome,

"Deus o enalteceu a uma posição superior"

"No entanto, doravante o Filho do homem estará sentado à destra poderosa de Deus.” - Lucas 22:69

"Deus o enalteceu a uma posição superior" : a destra poderosa de Deus

eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono. - Rev 3: 21

A2, Dê uma boa olhada na figura mostrada no artigo abaixo:
assentou-se à direita da Majestade nas alturas.


Invalidaste o que Deus fez para enaltecer o seu Filho em 33 EC por causa de vossa tradição de 1914

É neste tempo? said...

A pronunciação de Jeová a meu Senhor é:
“Senta-te à minha direita,
Até que...

Eu! Eu! Eu! ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.”

É neste tempo? said...

“Não vos cabe obter conhecimento dos tempos ou das épocas que o Pai tem colocado sob a sua própria jurisdição.”

É neste tempo? said...

"No entanto, doravante o Filho do homem estará sentado à destra poderosa de Deus"

“Estão feitas!" said...

Estão Feitas! Estão Feitas!
Estão Feitas! Estão Feitas!
Estão Feitas! Estão Feitas!
Estão Feitas! Estão Feitas!

Entra na alegria do teu amo.
Entra na alegria do teu amo.
Entra na alegria do teu amo.
Entra na alegria do teu amo.
Entra na alegria do teu amo.
Entra na alegria do teu amo.
Entra na alegria do teu amo.
Entra na alegria do teu amo.

"Não estão feitas!" said...

Então...

Temas, grande rebanho, porque vosso não Pai aprovou dar-vos o reino.

Não estão feitas? said...

vosso pai não aprovou.

Mytestemunha said...

Pelo que você afirma não estamos no últimos dias e satanás ainda não foi expulso do céu(12:7,9,12) Acho até complexo de sua parte, por exemplo, alguém falando que vivemos nos últimos dias e você dizendo que "essas coisas" são normais e que esses últimos dias ou "parusia/ sinteleia", como você fez questão de descrever, são coisas do futuro e que os últimos dias ainda virão.

Mytestemunha said...

Veja:
http://mytestemunhasdejeova.blogspot.com.br/2014/07/tempo-do-fim-expressao-encontrada-seis.html

http://mytestemunhasdejeova.blogspot.com.br/2014/07/o-que-e-presenca-de-cristo-qualsera-o.html

Paulo Vicentini said...

@mytestemunha

O que vc escreveu nesses artigos nada mais é do que repetição dos artigos de A Sentinela...

O que eu escrevi no meu blog é vinho novo

Paulo Vicentini said...

@testemunha

Não disse que "essas coisas" são normais, o que eu digo é que tem um jeito consistente de enquadrá-las no contexto profético, e esse jeito não é o da Torre:

As Guerras Mundiais

E que no verdadeiro tempo do fim (Daniel 11:40) teremos o Rei do Norte arrasando o Rei do Sul:

E no tempo do Fim...na sinteleia

A 1 Guerra e a Segunda Guerra ocorrem ANTES do tempo do fim:

Daniel 11:27 “E no que se refere a estes dois reis, seu coração se inclinará a fazer o que é mau, e a uma só mesa continuarão a falar mentira. Mas nada será bem sucedido, porque [o] fim é ainda para o tempo designado.

Leia:

porque [o] fim é ainda para o tempo designado

Arch-angel said...

"Vicentini, ao ouvir estas palavras:

Deixa-me golpeá-los com pestilência e desalojá-los, e deixa-me fazer de ti uma nação maior e mais forte do que eles.

O que você diria em resposta?"

Mytestemunha said...

Não preciso escrever algo novo, qualquer pessoa que escrever um artigo que tenha bases bíblicas são para serem lidos e refletidos. Por que você não diz com suas palavras: não estamos nos últimos dias, afinal, é isso que você acredita. Diferentemente, as TJ afirmam: estamos vivendo nos últimos dias. Você quer desmentir os ensinos bíblicos dizendo que são ensinos de homens. Você fala que a Torre está mentindo, engando, e que ela é falsa, até mesmo porque afirma que tem a verdade e que é diferente das outras religiões. Agora pergunto: quem é que segue essas tuas verdades? Você se acha qual "Elias" do tempo moderno? Você que descobriu a verdade nos nossos dias? Foi incubido para isso? Será que outras pessoas descobriram a verdade da mesma forma que você e estão espalhadas por esse planeta? É você que tem o vinho novo, assim como você mesmo falou?
Muita presunção da sua parte. Saiba diferenciar o "tempo do fim" com a "presença de cristo". A bíblia já falava sobre tais pessoas: Pois sabeis primeiramente isto, que nos ULTIMOS DIAS virão ridicularizadores com os seus escárnios, procedendo segundo os seus próprios desejos e dizendo: “Onde está essa prometida PRESENÇA dele? - 2Pedro 3:3,4
Esse seu vinho está contaminado com orgulho, divisões e raiva. Tome de graça a água da vida - Revelação 21:6
Não se ofenda, amo você, oro por ti.

Paulo Vicentini said...

@testemunha

O Tempo do fim (Synteleia) começa a partir de Daniel 11:40

Daniel 11:40 não inicia em 1914

Saiba diferenciar o "tempo do fim" com a "presença de cristo" - Testemunha

A própria torre de vigia não diferencia parusia (presença) da siteleia (terminação): pra ela ambos começaram em 1914 (antes era 1874).

Quanto a qualquer título , seja ele qual for, não aceito glória de homens

Paulo Vicentini said...

Digo-te em toda a verdade: O que sabemos, falamos, e o que temos visto, disso damos testemunho, mas vós não recebeis o testemunho que damos. - Jo 3:11

Anonymous said...

Para fugir do colapso do dolar a Alemanha vai se juntar aos Brics .Não seria este um indicio de uma reerguida do rei do norte?

Mytestemunha said...

Houve um equívoco na minha expressão quando escrevi "Saiba diferenciar o 'tempo do fim' com a 'presença de cristo'". O que queria dizer é que era necessário notar as peculiaridades que circundam os termos "tempo do fim" e "presença de Cristo".

Alpha Male said...

O que são os 7 tempos dos gentios ?

Paulo Vicentini said...

Alpha,
Não existe a expressão 7 (SETE) tempos dos gentios nas Escrituras.

O que existe é o termo tempo dos gentios:

Queira Ler:

Os Tempos dos Gentios - Rev 11

Ednilson said...

JESUS LAVANDO OS PÉS DOS APÓSTOLOS - Ele estava sentado no trono de rei.
____________
Os que vêm "rei" como uma posição enaltecida sobre os demais NUNCA perceberão o rei Jesus em ação no seu "trono".
____________
JESUS RECUPERANDO A ORELHA CORTADA POR PEDRO.
Jesus estava praticando o seu reinar.
_____________
JESUS REPREENDENDO TIAGO E JOÃO POR DESEJAREM QUEIMAR UMA ALDEIA DE HUMANOS (SAMARITANOS)PARA AGRADÁ-LO.
Jesus estava praticando o seu reinar.
_______________
JESUS OLHANDO PARA PEDRO QUANDO ESTE O NEGOU TRÊS VEZES.
Jesus estava praticando o seu reinar.
__________________
JESUS AFIRMANDO PARA O PAI: Pai, perdoa-os, pois eles não sabem o que fazem.
Jesus estava praticando o seu reinar.
______________
JESUS CONVERSANDO AMISTOSAMENTE COM TOMÉ, DEPOIS DE SUA RESSURREIÇÃO.
Jesus estava praticando o seu reinar.
______________
Jesus mostrou ser "santo".
Estava sentado no trono de santidade, o mesmo trono do Pai Jeová, O "Santo".
________
Escute aquele que tem ouvidos.......

Ednilson said...

TRONO GLORIOSO

Jesus lavando os pés de seus discípulos - este é um trono de glória. Esta é a ação de um homem santo.

___
Quando alguém fala em trono glorioso, o que o humano vê??
Na visão humana, um trono de glória está diretamente relacionado com a posição glorificada que os humanos tanto gostam.
Um rei, uma invenção humana (fruto da desigualdade almejada), ou seja, aquele que ocupa a posição mais alta que um humano pode alcançar, merece um trono para se sentar.
Enquanto os demais se sentam em cadeiras, o rei se senta em um trono, pois a sua dignidade e majestade assim o pedem.
Os humanos gostam desta desigualdade, pois invejam ficar na posição do rei, revelando o quanto amam a desigualdade.

Uma posição acima de seus oponentes,literalmente acima, pois os oponentes precisam referenciar àquele que se senta no trono glorioso.

O rei coloca o seu trono na posição mais alta e todos os demais do reino se colocam fisicamente abaixo do rei.

O súdito se sente e se coloca na posição INFERIOR ao rei.
De forma paralela, o rei se sente e se coloca na posição SUPERIOR a todos os súditos, estabelecendo assim uma plena DESIGUALDADE.

Esta desigualdade é amada e desejada pelos humanos.

Assim é definida a palavra glória:
glória
s.f. (sXIII) 1 fama que uma pessoa obtém por feitos heroicos, grandes obras ou por suas extraordinárias qualidades 2 p.ext. pessoa ou obra famosa; motivo de orgulho, de exaltação [g. nacional] 3 grandeza, honra, orgulho [formou-se em medicina para a g. da família] 4 grande beleza; esplendor, fausto, magnificência [nem Salomão, em toda a sua g., se vestiu como um deles] 5 saudação, homenagem, preito [g. a Deus nas alturas] [g. aos que sacrificaram a vida pela liberdade] 6 beatitude celeste; o Céu [Deus nos há de receber na g.] 7 lud jogo de dados em que a vitória cabe ao participante que, após percorrer uma faixa em espiral, dividida em casas, alcança em primeiro lugar a última delas, colocada no centro do tabuleiro e da espiral; jogo da glória, oca 8 lud a última das casas desse jogo 9 rel doxologia que conclui a recitação dos salmos v s.m. 10 litur.cat parte da missa que se segue ao kyrie e que tem início com as palavras Gloria in Excelsis Deo 11 mús composição ou cântico sobre o texto dessa seção do ordinário da missa ¤ etim lat. glorìa,ae 'id.' ¤ sin/var ver sinonímia de fama e vitória ¤ ant desonra, ignomínia, infâmia; ver tb. sinonímia de desdita e revés ¤ par gloria(fl.gloriar); glórias(pl.) / glorias(fl.gloriar)
___________________
Qual o motivo dos humanos não verem a ação de Jesus lavando os pés de seus apóstolos como estar sentando em um trono de glória??

Porque seus olhos só vêm coisas físicas.
Porque, segundo o humano, aquela posição não é uma posição acima, uma posição de dignidade e majestade que um rei deva ocupar.
____________
O QUE TEMOS ENTÃO??
Temos o pensamento do homem em plena "oposição" ao pensamento do Pai Jeová.