Saturday, March 1, 2014

Tudo que o Pai faz o Filho também faz

Mateus 18:17 Se não os escutar, fala à congregação. Se não escutar nem mesmo a congregação, seja ele para ti apenas como homem das nações e como cobrador de impostos.

   "seja ele para ti apenas como homem das nações e como cobrador de impostos."

Segundo o entendimento da WatchTower, essas palavras de Jesus estão relacionadas ou formam referência/correlação com as seguintes palavras do apóstolo Paulo:

Romanos 16:17
17 Exorto-vos agora, irmãos, que fiqueis de olho nos que causam divisões e motivos para tropeço contra o ensino que aprendestes, e que os eviteis.

1 Coríntios 5:11
Mas, eu vos escrevo agora para que cesseis de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem.


Assim a "Organização" define o seu entendimento das palavras de Jesus Cristo, usando as palavras e ações do apóstolo Paulo.

Eu gostaria de propor uma abordagem ou metodologia diferente. Permita-me explicar o motivo:

Em termos genéricos: Se o objetivo é entender o significado de uma entidade "A". Quem deve ter prioridade em definir "A"? Uma outra entidade "B" ou a própria entidade "A"?

Trocando em miúdos: Quem deve ter maior prioridade para definir nosso entendimento das palavras de Jesus Cristo? As palavras e ações do apóstolo Paulo ou as palavras e ações do próprio Jesus Cristo?

A minha abordagem é justamente utilizar as palavras e ações do próprio Jesus Cristo para entender o que Jesus Cristo diz.


Iniciemos a abordagem…
No contexto de suas palavras, Jesus está explicando como lidar com os pecados das pessoas. Mas essas pessoas não era pessoas quaisquer. Eram pessoas Pactuadas e Dedicadas à Deus.  

É fundamental lembrar que todas essas pessoas faziam parte de uma nação DEDICADA à Deus. A pessoa pecadora em questão já era uma pessoa PACTUADA e DEDICADA à Deus. Pertenciam à "ekklesia" de Deus. 

As pessoas das nações ou gentios não faziam parte dessa ekklesia. As pessoas das nações não eram pessoas pactuadas e dedicadas à Deus.

De modo que, quando Jesus disse: "seja ele para ti apenas como homem das nações e como cobrador de impostos" equivale a dizer: "seja ele para ti como uma pessoa NÃO DEDICADA a Deus".

                   "seja ele para ti como uma pessoa das nações"

A questão agora é: Como uma pessoa pertencente à nação dedicada à Deus deveria tratar aquele que para ela é "uma pessoa não dedicada a Deus"? Como a nação dedicada à Deus deveria tratar as pessoas das nações?


Levítico 19:33 “‘E caso um residente forasteiro resida contigo no vosso país, não deveis maltratá-lo. 34 O residente forasteiro que reside convosco deve tornar-se para vós como o vosso natural; e tens de amá-lo como a ti mesmo, pois vos tornastes residentes forasteiros na terra do Egito. Eu sou Jeová, vosso Deus.

"Seja ele PARA TI":  Trate esse Pecador pertencente à nação dedicada à Deus da mesma forma que você trata um forasteiro (VISITANTE), uma pessoa que não é dedicada a Deus: "Não deveis trata-lo mal" - Sem represálias, Sem chantagens emocionais.

Deixemos que as palavras e ações do próprio Jesus Cristo falam por ele:

João 5:19 Mas Jesus declarou:
—Digo a verdade a vocês: O Filho nada pode fazer por si próprio; ele só faz o que vê o Pai fazer, porque tudo que o Pai faz o Filho também faz. 

Para Jesus, qual era então a forma de tratar aquele que, embora pertencente à nação DEDICADA e PACTUADA , para ele era "apenas como homem das nações e como cobrador de impostos"

                    "tudo que o Pai faz o Filho também faz"

Marcos 2:16
 Mas os escribas dos fariseus, quando viram que ele comia com os pecadores e os cobradores de impostos, começaram a dizer aos discípulos: “Come ele com os cobradores de impostos e os pecadores?”

Lucas 5:30
30 Em vista disso, os fariseus e seus escribas começaram a murmurar aos discípulos dele, dizendo: “Por que é que comeis e bebeis com os cobradores de impostos e os pecadores?”

Lucas 7:39
39 À vista disso, o fariseu que o convidara dizia no seu íntimo: “Este homem, se fosse profeta, saberia quem e que espécie de mulher [pertencente à nação Dedicada e Pactuada] é que o toca, que ela é pecadora.”

Lucas 15:2
2 Conseqüentemente, tanto os fariseus como os escribas murmuravam, dizendo: “Este homem acolhe pecadores e come com eles.”

Lucas 19:7
7 Mas, quando viram [isso], todos começaram a murmurar, dizendo: “Entrou para pousar com um homem [da nação Pactuada e Dedicada] que é pecador.”

Mateus 9: 10 Mais tarde, enquanto estava recostado à mesa, na casa, eis que vieram muitos cobradores de impostos e pecadores, e começaram a recostar-se com Jesus e seus discípulos. 11 Vendo isso, porém, os fariseus começaram a dizer aos discípulos dele: “Por que é que o vosso instrutor come com os cobradores de impostos e os pecadores?”

De modo que Jesus comia com pessoas que, embora dedicadas à Deus, cometiam graves pecados. Eis o motivo:


Lucas 6:27 “Mas, eu digo a vós, os que estais escutando: Continuai a amar os vossos inimigos, a fazer o bem aos que vos odeiam, 28 a abençoar os que vos amaldiçoam, a orar pelos que vos insultam.
31 “Também, assim como quereis que os homens façam a vós, fazei do mesmo modo a eles.

(O teu inimigo é todo aquele que discorda de você, e discorda nos assuntos mais importantes)

32 “E, se amardes aos que vos amam, de que mérito é isso para vós? Pois até mesmo os pecadores amam aos que os amam. 33 E, se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, realmente, de que mérito é isso para vós? Até os pecadores fazem o mesmo.
35 Ao contrário, continuai a amar os vossos inimigos e a fazer o bem,… e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é benigno para com os ingratos e os iníquos. 36 Continuai a tornar-vos misericordiosos, assim como vosso Pai é misericordioso.

Mateus 5:46 Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também a mesma coisa os cobradores de impostos? 47 E, se cumprimentardes somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário?

                    "Os pecadores amam aos que os amam."

De modo que se alguém passa a não cumprimentar, ou passa a rejeitar outra pessoa, seja qual for o motivo, a pessoa que age dessa forma (rejeitando outras pessoas) está agindo como agem as pessoas NÃO DEDICADAS à Deus. A pessoa que desassocia outra de sua convivência se torna pecadora. Ela está cometendo um pecado contra o seu próximo (o Samaritano apóstata também é teu próximo). Ela está pecando contra o Segundo Maior Mandamento. Já os que amam seus inimigos são filhos do Altíssimo.
(Amar:  cumprimentar, visitar, tomar refeições juntos, discutir assuntos, respeitar opiniões divergentes, não exigir submissão, respeitar o livre arbítrio, respeitar o livre pensar, o livre agir)

                  "tudo que o Pai faz o Filho também faz" -João 5:19

Quem tem visto as ações de Jesus Cristo tem visto as ações do Pai. E cada um que é filho, imita o Pai que tem.

João 14:6: Quem me tem visto, tem visto o Pai.…o Pai, que permanece em união comigo, está fazendo as suas obras.

12 Digo-vos em toda a verdade: Quem exercer fé em mim, esse fará também as obras que eu faço ("acolhe pecadores e come com eles.”, "Amará os inimigos")

"Minhas ovelhas escutam a minha voz e eu as conheço, e elas me seguem" - Jo 10:27

Se sois filhos de Deus, fazei as obras de Deus. Mas agora buscais matar a mim, um homem que vos disse a verdade que eu ouvi de Deus. Vós fazeis a obra de vosso pai  (João 8:39-41 , João 14:6)

                      "tudo que o Pai faz o Filho também faz"

Tornai-vos imitadores de Jesus Cristo, assim como ele imitou a Deus.

E sereis filhos do Altíssimo...e comereis do pão e bebereis do vinho

19 comments:

Apóstolo TDS said...

Muito bom, irmão Paulo Vicentini.

Parabéns, o espírito santo realmente está sobre o irmão. Que nossos
Deuses possam ser engrandecidos agora diante de mais uma nova revelação da parte dele, que eles deram a ti, irmão profeta.

De agora em diante, que todos nós, cristãos livres de líderes religionistas maus, possamos aceitar este ensino aqui como a verdade atual.

Quaisquer outras verdades pregadas antes e que venham ser diferentes dessa, que seja abandonada e relegadas às ex-verdades.

Mais uma vez, parabéns pela excelência no profetizar. Sua unção é garantida diante de nossos Deuses Jeová,

- Aleluia.

Apóstolo TDS

Anonymous said...

Muito bom, gostei demais.

Mas e os escritos de Paulo, como ficam neste contexto?

Pois ali Paulo usou palavras como "cessar" e etc...

Como você entende isso Paulo?

Paulo Vicentini said...

O único ser humano que pôde dizer "Eu sou a Verdade" é Jesus Cristo.

O resto dos homens , seja qual for o título, "não é digno de desatar as sandálias do Mestre"

Qualquer ensino, atitude , comportamento que não esteja de acordo com as atitudes, ensinos e comportamentos do próprio Jesus Cristo, não é digno de ser imitado.

"E SEGUEM O CORDEIRO...para onde quer que ele vá"

(Não estou dizendo que o apóstolo Paulo não tenha sido o que ele foi....a questão é que o Messias é Jesus Cristo..mais ninguém)


O único ser humano que o próprio Deus disse: "Escutai-o" foi Jesus....assim tudo o que Jesus fez tem PRIORIDADE / PRECEDÊNCIA sobre qualquer pedra do Templo.


Sobre A questão: O que fazer com pecador????

Novamente podemos imitar o Mestre..que foi até o encontro dos pecadores (Líderes da nação pactuada) e dizer:
João 8:24 Portanto, eu vos disse: Morrereis nos vossos pecados. Pois, se não acreditardes que sou eu, morrereis nos vossos pecados.”


Quando cometemos um pecado..estamos deixando de acreditar na informação de Jesus Cristo.

Como escrevi certa vez....

"o Homem que pecar, ele é que morrerá " - uma questão individual.

O pecador já tem plenamente o seu salário.

Não há motivo para lhe acrescentar julgamento algum.

Lembre-se que todas as ovelhas largaram o Pastor. Será que Cristo falhou em função das ovelhas: Individual

Não há motivos (nem necessidade) para julgar iníquos, a doença espiritual já cobra os seus resultados:

"Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados. " - João 8:24

João 16:8 E, quando este chegar, dará ao mundo evidência convincente a respeito do pecado, e a respeito da justiça, e a respeito do julgamento: 9 em primeiro lugar, a respeito do pecado, porque não exercem fé em mim;

Não se preocupe, não julgue, o pecador pagará pelo seu pecado


NOSSA LUTA NÃO DEVE SER JULGAR PECADORES.
NOSSA LUTA É NÃO PECAR MAIS.

Você crê nisso?
Preocupe-se em PARAR de pecar

Anonymous said...

Muito interessante seu ponto... gostei da sua explicação Paulo.

Parabéns por estar sempre nos ajudando aqui...

Obrigado. Abraços.

Anonymous said...

Paulo, então 'praticamente tudo' que a congregação do primeiro século fez, foi contra os ensinos de Cristo?

O que foi escrito é somente para a nossa instrução no caso de como agiram... para compararmos com Cristo, é isso? ou estou errado?

Paulo Vicentini said...

@Anônimo
Dizer "Tudo" seria generalizar...devemos ter discernimento e perspicácia (Daniel 12:10)

Jesus é a pedra (Rocha) de toque (de prova):

O ser humano sempre teve muita dificuldade em "gerenciar a controversa" ..em "lidar com aquele que pratica o que eu não gosto".

Por exemplo: Paulo + Barnabé = Forte acesso de ira.

Gerenciar divergencias...

O que fazer com o pecador? Não precisa fazer Nada. Já foi feito.

Tudo aquilo que está fundado na ROCHA (Jesus Cristo) permanecerá de pé.

Tudo aquilo que difere dos modos de Jesus Cristo...será levado de enxurrada...

SEMPRE COMPARE TUDO COM OS MODOS DE JESUS CRISTO

Os perspicazes entenderão - Daniel 12:10

Anonymous said...

Obrigado Paulo. :D

Vera Goes said...

O Leão da Tribo de Judá triunfou sobre o poder do inimigo.

A misericórdia triunfa sobre o juízo.

Se não houver arrependimento, perdão, santidade, se não houver a presença de Deus ('kavod'), quão grande decepção.

Nós temos um grande tesouro, que recebemos ao entregarmos nossa vida a Jesus, FOMOS DO NADA PARA TUDO, nosso nome foi escrito no" Livro da Vida", nossa dívida "enorme" foi assumida e paga por Aquele que Triunfou. E o mundo continua com pensamentos próprio, atitudes egoístas, negociações e mais negociações que pra nada valerá. "Sou livre.. não vou me associar a esta vida..."

Não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar, mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, ministrado em adoração nas plataformas, seja o que for, eu mesma não venha a ser reprovada.

O Espírito Santo deseja, anseia vasculhar e trabalhar no mais profundo do nosso coração. Este é o verdadeiro acordo: Jesus, o Filho de Deus trocou sua vida perfeita pela vida dos culpados, "Foi o maior pagamento, a maior justificação da história do universo". Ninguém chega ao céu por cadeira cativa, distribuição de senha ou por mera sorte. Vamos entrar nos átrios com espaço de sobra ou não entraremos de maneira nenhuma. O mundo esta nos empurrando para alienarmos a ele como um pão integral que diz ser a base de 12 grãos, mas na verdade nas letrinhas miúda, mostra sua verdadeira composição artificial. Lembre-se: despoje-se de tudo, até do fermento. É assim que funciona.

São escolhas... o que você prefere?

Debulhamento ponto final.

I Coríntios 9 / João 21:15-22

Anonymous said...

ANONIMO AINDA ANONIMO COMENTA:

E têm mais irmãos .... oque falou o mestre? NÃO JULGUEIS... Pois o Pai tem dado todo julgamento ao filho... e ha também aquele ensinamento do Filho que diz TIRA PRIMEIRO A TRAVE QUE QUER DIZER (ESTACA) DE TEU OLHO PARA DEPOIS PODER TIRAR O ARQUEIRO QUE QUER DIZER ( POEIRINHA, CISCO, ) DO OLHO DE TEU IRMÃO .... parabens mano querido tua sabedoria é linda.. obrigado ok

Ednilson said...

O QUE FAZER COM O PECADOR??

O nosso Pai Jeová já havia dado o seguinte mandamento para Moisés:

TNM reza:
(Levítico 19:17) 17 “‘Não deves odiar teu irmão no teu coração. Decerto deves repreender o teu colega, para que não leves o pecado junto com ele.

Almeida reza:
17 Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti pecado por causa dele.

____
Só CONTINUA a repreender o seu próximo aquele que ama o seu próximo.

CONTINUAR a repreender visando que o próximo seja CONVENCIDO a mudar de caminho.

Somente quem ama o próximo é que continua a repreender.

NUNCA deixe de repreender - NUNCA deixe de amar.

NÃO HOUVE QUALQUER MUDANÇA.

Para Ezequiel, Jeová ratifica Sua vontade em relação àquele iníquo que Ele tanto ama:

(Ezequiel 3:17-21) 17 Filho do homem, eu te dei por atalaia à casa de Israel; ouve, pois, da minha boca a palavra, e avisa-os da minha parte.
18 Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar ao ímpio que se desvie do seu mau caminho, A FIM DE SALVARES A SUA VIDA; morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
19 Contudo se tu avisares o ímpio, e ele não se converter da sua maldade, nem do seu mau caminho, morrerá ele na sua iniqüidade; tu, porém, livraste a tua alma.
20 Demais, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele uma pedra de tropeço, ele morrerá; porque não o avisaste, morrerá no seu pecado, e não serão lembradas as suas ações de justiça que tem praticado; mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
21 Todavia se tu avisares o justo para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque recebeu o aviso; e tu livraste a tua alma.

QUEM AMA O PRÓXIMO COMO A SI MESMO, JAMAIS DEIXARÁ DE TENTAR CONVENCER O INÍQUO A SER JUSTO.

O que fez Paulo de Tarso??
Ele não praticou o amor.
_____________
Segundo Jesus, este é o RESUMO da lei dada por Jeová a Moisés: "Faça a teu próximo aquilo que você gostaria que ele fizesse a você".

Creio que o nosso irmão Paulo de Tarso se esqueceu deste resumo ou deixou-se levar pela intolerância que aprendeu de Moisés (intolerância contra o pecador).
Não copiemos os copiadores de Jesus. Copiemos a Jesus, aquele que copiou o Pai.
Vejamos os demais como eles realmente são, ou seja, pessoas que não copiaram o Mestre.

Ednilson said...

UM BOM DIA A TODOS.
________
DEVEMOS AMAR ÀQUELE INÍQUO QUE O PAI TANTO AMA.
________
Nunca perder o interesse genuíno naquele iníquo que te bate e te mata.
O Pai não deixará de amar àquele iníquo que mata um justo.

Jesus não deixou de amar àqueles que o odiavam e matavam.
Jesus continuava vendo-os como eles realmente eram, ou seja, crianças, cegas e doentes crianças.
Não deixemos de amar as cegas e doentes crianças, pois se amarmos somente as crianças que não estão doentes, o que fazemos de extraordinário??
Devemos ser como o Pai e como o Filho, isto é, continuar amando àquele que sente inimizade por nós, como se ele nos amasse.
Estes são os que necessitam de mais amor.
O amor não é para ser trocado, antes é para ser dado generosamente a todos independente de qualquer mérito.

Anonymous said...

O que significa aquela expressão removei o homem iníquo de entre vós.?

é excomunhão?

Paulo Vicentini said...

Se for remover o homem iníquo...não haverá ninguém.

Lucas 11:13 Portanto, se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará espírito santo+ aos que lhe pedirem!”

Qualquer pessoa que cometa QUALQUER pecado é um iníquo.

“Vigiai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia" - Lucas 12:1

"Perdoai o homem iníquo que há entre vós e o vosso Pai Celestial perdoará a sua própria iniquidade."

Parafraseando as Palavras Do Rei...quem pertence ao seu Reino (Domínio) ...obedece aos Seus Comandos (do Rei).

Lucas 6:37 “Além disso, parai de julgar, e de modo algum sereis julgados; e parai de condenar, e de modo algum sereis condenados. Persisti em livrar, e sereis livrados.

Lucas 6:46 “Por que, então, me chamais de ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu [Jesus] digo?

Lucas 6:46 “Por que, então, me chamais de ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?

Lucas 6:46 “Por que, então, me chamais de ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?


Ednilson said...

Anônimo Anônimo disse...
O que significa aquela expressão removei o homem iníquo de entre vós.?
______________
Isto é apenas uma rebeldia contra as palavras e as ações de Jesus.
Trata-se de alguém que concordava com as palavras e as ações de Moisés e dos discípulos de Moisés, ou seja, os fariseus, os sacerdotes....
Também é fruto de alguém que, por AINDA ser uma "esponja", assimila os sentimentos, as palavras e as ações iníquas praticadas pelos outros.

Neste caso, este ainda não é uma "fonte".

(João 4:14) 14 Quem beber da água que eu lhe der, nunca mais ficará com sede, mas a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que borbulha para dar vida eterna.”

Anonymous said...

Obrigado Paulo e Ednilson.

Anonymous said...

Se a congregação do primeiro século teve um fim quer dizer que Jah não estava abençoando?

O mundo depois do término das congregações... nós vemos muitos mártires que morreram tentando aprender o que era certo e também divulgando-os.

Ednilson said...

Bom dia irmão Anônimo....
Quanto aos "mártires".....

(Marcos 10:38-40) . . .Mas Jesus disse-lhes: “Não sabeis o que pedis. Podeis beber o copo que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que eu estou sendo batizado?” 39 Disseram-lhe: “Podemos.” A isso Jesus disse-lhes: “Bebereis o copo que eu estou bebendo e sereis batizados com o batismo com que eu estou sendo batizado. 40 No entanto, este assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não é meu para dar, mas pertence àqueles para quem tem sido preparado.”
COM QUE BATISMO FOI BATIZADO JESUS?? QUE COPO ELE BEBEU??

(João 18:11) 11 Jesus, porém, disse a Pedro: “Põe a espada na [sua] bainha. Não devia eu de toda maneira beber o copo que o Pai me tem dado?”

_____________
COMO COMPROVAR QUE VOCÊ É UM PERDOADOR??
Você precisa beber este copo.

QUE COPO RESERVOU JEOVÁ PARA O SEU AMADO POVO??
(Zacarias 13:8-9) 8 “E terá de acontecer em toda a terra”, é a pronunciação de Jeová, “[que] duas partes nela serão decepadas [e] expirarão; e quanto à terceira [parte], será deixada sobrar nela. 9 E eu certamente levarei a terceira [parte] através do fogo; e eu realmente os refinarei como se refina a prata e os examinarei como se examina o ouro. Ela, da sua parte, invocará o meu nome, e eu, da minha parte, lhes responderei. Vou dizer: ‘É meu povo’, e ela, por sua vez, dirá: ‘Jeová é meu Deus.’”

___________
COMO PROVAR QUE VOCÊ É UMA PESSOA PACÍFICA??

COMO PROVAR QUE VOCÊ CONCORDA E QUE OBEDECE AOS MANDAMENTOS DO SERMÃO DO MONTE?? COMO??
São mandamentos que precisamos provar de forma prática que concordamos com eles e que eles fazem parte de nosso ser,

Veja este mandamento:

(Lucas 6:29-30) 29 Àquele que te bater numa face, oferece também a outra; e a quem te tirar a tua roupa exterior, não negues nem mesmo a roupa interior. 30 Dá a todo o que te pedir, e daquele que te tirar tuas coisas, não [as] peças de volta.

COMO OBEDECÊ-LO??
Na teoria??
Como saber se este mandamento faz parte do teu interior??
Como??
Somente bebendo do mesmo copo bebido por Jesus e sendo batizado com o mesmo batismo que ele foi batizado.

Estava sendo dada a estes a plena oportunidade de se mostrarem um com Jesus.

Para que servem os iníquos??
Para nos ajudarem a nos tornarmos justos.

(Revelação 13:9-10) 9 Se alguém tiver ouvido, ouça. 10 Se alguém [é destinado] ao cativeiro, ele vai ao cativeiro. Se alguém matar com a espada, terá de ser morto com a espada. Aqui é que significa a perseverança e a fé dos santos.


______
Exatamente assim como hoje, havia os que concordavam com os mandamentos e os que não concordavam.

O que eu faria se estivesse lá??
Não sei.
Iria depender de muitas coisas.

Anonymous said...

Achei bem interessante este vídeo...

http://blog.neosb.com/jesus-versus-organizacoes-religiosas/

Excelente...

Anonymous said...

Vocês podiam refutar o livro dos anciãos... Pastoreiem ...