Tuesday, June 3, 2014

Um Rei Democrático

Conforme já considerado em artigos anteriores (vide links no final do artigo) uma embaixada terrestre do Governo de Deus foi estabelecida por Jah quando Ele decidiu "residir ou habitar no meio dos filhos de Israel".

Comparado com os outros "reinos" ao redor , esse reino era um tanto singular devido a ausência de um ser humano sentado sobre um trono, ou seja, ausência de um humano ocupando um Cargo de Líder sobre o povo. De fato, essa era a Principal característica dessa embaixada: ausência de Governante Humano.

Contudo os membros dessa nação não estavam confortáveis com essa situação ímpar dessa nação. Até havia um Rei. O problema é que ele era invisível.
De modo que eles passaram a pleitear por algo mais concreto, algo de carne e osso: uma dinastia humana.


A primeira Dinastia humana dentro da embaixada terrestre QUASE começou com a Casa de Gideão:

Lemos no relato:
Juízes 8:22 Mais tarde, os homens de Israel disseram a Gideão: “Domina sobre nós, tanto tu como teu filho, e teu neto, pois nos salvaste da mão de Midiã.” 23 Gideão, porém, lhes disse: “Eu é que não dominarei sobre vós, nem tampouco meu filho dominará sobre vós. Jeová é quem dominará sobre vós.”

Não fosse a humildade ou falta de aptidão política de Gideão, a sua Casa seria a primeira Dinastia de Líder sobre o povo: "tu, teu filho, teu neto…"  - de pai para filho - do modo como se dá nas dinastias régias.

         Um Rei um tanto Democrático: "Escuta a voz do povo"

Até que chegou o momento que o povo exigiu "designa-nos deveras um rei". (1 Samuel 8:4-9)
O Rei Invisível, embora Rei, respeitou a democracia, ou seja, atendeu ao pedido da vasta maioria:

Escuta a voz do povo referente a tudo o que te dizem; pois, não é a ti que rejeitaram, mas é a mim que rejeitaram como rei sobre eles"(1 Samuel 8:4-9)

"é a mim que rejeitaram como rei sobre eles" - "Escuta a voz do povo"

De modo que o povo destronou o Rei Jah e deu-se início às Dinastias de reis humanos em Israel . Foi um processo democrático, mas não foi Sábio.
"Escuta a voz do povo...escolheram outro rei sobre eles"

O que é mais importante entender nesse processo todo é que nenhuma dessas dinastias (famílias de reis, de líderes) deram início à embaixada terrestre do Reino de Deus , ou em outras palavras, nenhuma dessas dinastias deram início à representação do Governo de Deus na terra. A representação do Governo de Deus na terra já existia ANTES da concepção e existência dessas dinastias humanas e continuou existindo DEPOIS do fim dessas dinastias humanas por volta de 607 AEC. 

A representação do reino de Deus na terra, ou embaixada terrestre, está unicamente subordinada à presença de Deus (na tenda de reunião, depois no templo - "relação R = J/d " )

                O que significava então a "Casa de Davi"?

Significava uma expressão ou implementação de Liderança sobre o povo - nas jurisdições da embaixada. Representava a casa do "rei sobre eles" -- Uma vez que Jah foi rejeitado "como rei sobre eles".

"Agora, designa-nos deveras um rei para nos julgar, igual a todas as nações." - igual a todas as nações 

De fato, com a rejeição da ausência de Governante humano passou a ocorrer em Israel da mesma forma que ocorre "igual a todas as nações".
De modo que antes da Dinastia de Davi, houve a Dinastia de Saul, antes da Dinastia de Saul , houve a Dinastia Invisível de Jah a qual foi rejeitada pelos israelitas nos dias de Samuel.
"Igual a todas as nações"- Por Exemplo: O Reino da Inglaterra possuiu várias dinastias de Líderes:
A Casa de Stuart   (líder de carne e osso)
A Casa de Hanôver   (líder de carne e osso)
A Casa de Saxe-Coburgo-Gota  (líder de carne e osso) (renomeada para Windsor, para esconder a origem germânica…)

Todos esses sentaram no "trono da Inglaterra",  ou seja, "sentaram sobre o povo",  foram Líderes no reino da Inglaterra sobre o povo da Inglaterra.

Podemos ilustrar o que ocorreu no antigo Israel da seguinte forma:
O Dono do carro era o mesmo quem dirigia o carro…..
Mas os passageiros não gostaram da forma que esse carro era conduzido pelo seu Dono…
Para os passageiros parecia que não havia ninguém sentado no banco da Frente do carro. Parecia que o carro estava sem motorista!
Disseram: "Queremos que alguém dirija esse carro!…da mesma forma que aqueles outros ali de fora dirigem aqueles carros!! Precisamos que alguém sente no banco da Frente!"
Então o Dono disse aos passageiros: "Tudo bem, sente-se aqui no meu banco e assuma o volante do carro…"
Outros foram lá e sentaram no banco da frente e assumiram a direção do carro onde estavam os passageiros...
Quando o Carro por fim capotou em ~607 AEC, o carro teve que passar por uma boa reforma, mas o Dono do Carro continuou "Dirigindo Nele" ou "Habitando Nele" como disse Jesus Cristo (Mateus 23:21)


Mais artigos Relacionados:
O Pecado da Monarquia em Israel
A Casa de Davi
A Embaixada do Reino dos céus - Dispensa reis como os das nações
Carta sobre a representação do Governo de Deus na terra e 1914
A representação do Governo de Deus: o Templo



5 comments:

"Invisível" said...

Uma coisa interessante Paulo, a qual você exaustivamente refuta sobre 1914 como "o ano" específico, da entronização do nosso Senhor é que, nas orações no salão do reino, sempre se ora em nome do Rei já entronizado.

Eu particularmente nunca ouvi nenhuma oração terminar com uma frase do tipo: "Em nome de nosso Rei jesus entronizado desde 1914". Naturalmente nem todos tem a mesma capacidade e a mesma forma de pensar, e obviamente acesso às suas refutações.

E quanto a se cumprimentar um "apóstata" (Tal qual foi explicado na edição Fácil de ler de A Sentinela de Dezembro de 2013, como alguém que abandona a adoração verdadeira, [ou seja, a do único Deus que se deve adorer. João 17:3], e incentivar outros a fazer o mesmo.) e a desassociação, entendo que para cada pessoa haja um sentimento de desprezo mais intenso do que para outras.

Digo isso por que tenho um emprego bem humilde e a sensação de desprezo por qualquer pessoa é constante, e para mim tornou-se comum. Pois então, cada caso é um caso. Boa tarde!

"Invisível" said...

Em relação ao nosso caro Ednilson, companheiro fiel Prov 17:17. Tive a impressão ao ler alguns de seus comentários discordâncias tanto com nossos irmãos Moisés como tamém Paulo de Tarso, em relação ao ensino de Cristo.

Porém na minha opinião vejo uma tranformação nítida em Paulo adequada ao cristianismo,por suas exortações, exemplo: Romanos 12:21 Não te deixes vencer pelo mal, porém, persiste em vencer o mal com o bem.

Uma exortação bem harmoniosa com o texto de Mateus 5:44,45  No entanto, eu vos digo: Continuai a amar os vossos inimigos e a orar pelos que vos perseguem; para que mostreis ser filhos de vosso Pai, que está nos céus, visto que ele faz o seu sol levantar-se sobre iníquos e sobre bons, e faz chover sobre justos e sobre injustos

No caso de Moisés e a Lei não quero ser taxativo e nem tenho autoridade para isso.
Mas é interessante as palavras de Jesus novamente registrada por Lucas no capítulo 6 verso 27 “Mas, eu digo a vós, os que estais escutando: Continuai a amar os vossos inimigos, a fazer o bem aos que vos odeiam,
Comparadas às registradas pelo imperfeito servo Moisés em Exodo 23:4 Que diz: Se encontrares o touro do teu inimigo ou seu jumento andando perdido, sem falta lho deves restituir.

Deixo meus cumprimentos aos colaboradores do verdadeiro e único Deus, em união com Cristo Jesus!

Ednilson said...

Irmão Invisível, Obrigado pela citação a mim.
Se desejares se aprofundar sobre os dois temas, estou à inteira disposição, aqui, no meu blogger ou no site.
Que Jeová continue te abençoando, meu irmão.

Edson Fernandes said...

Estava eu lendo este artigo , quando me deparei com a declaração de que as testemunhas de jeová se associaram ao grupo illuminati nos anos 50.
É possível que seja verdade ?

http://www.libertar.in/p/ex-illuminati-revela-segredos.html

Paulo Vicentini said...

O Rei do Norte não ergueria seu braço para com os que abandonam o pacto sagrado?

http://exatoverdade.blogspot.com.br/2013/10/o-papa-de-betel-o-rei-do-norte-ergue.html


seja de onde for...joio foi infiltrado