Monday, September 17, 2012

A Casa de Davi: o Líder do povo de Deus


(Estamos quase 400 anos depois de que a nação de Israel saiu do Egito)
Nessa época o povo reclama um rei (pecando contra Jeová)
Jeová, sendo rejeitado, deixou que humanos sentassem em seu trono, como reis , e o primeiro deles foi Saul

Porém Saul, vindo o poder, ficou soberbo, começou a se enaltecer e cobiçar os recursos das nações... fazendo monumento pra si mesmo, se preocupando mais com sua reputação diante dos homens do que diante de Deus

Isso levou ao fim de seu reinado:
Lemos em 1 Samuel 13:13 Então Samuel disse a Saul: “Agiste nesciamente. Não guardaste o mandamento de Jeová, teu Deus, que ele te ordenou, porque se o tivesses [guardado], Jeová teria tornado firme o teu reino sobre Israel por tempo indefinido. 14 E agora teu reino não durará. Jeová certamente achará para si um homem que agrade ao seu coração; e Jeová o comissionará como líder do seu povo, porque não guardaste o que Jeová te ordenou.”

E esse homem foi o pastor de ovelhas Davi
Davi foi o rei que Jeová escolheu para substituir o rejeitado Saul (1077 aC)

Davi, qual rei, demonstrou interesse em construir uma nova casa para Jeová, lembre-se que Jeová já residia simbolicamente entre eles, morando em uma tenda feita de panos – o tabernáculo.

Em 2 Samuel 7:1-3 lemos esse desejo de Davi:

E sucedeu que, morando o rei na sua própria casa e tendo-lhe o próprio Jeová dado descanso de todos os seus inimigos ao redor, 2 então o rei disse a Natã, o profeta: “Vê, eu moro agora numa casa de cedros, enquanto a arca do [verdadeiro] Deus está morando no meio de panos de tenda.” 3 Então disse Natã ao rei: “Tudo o que tiveres no coração — vai, faze, porque Jeová está contigo.”

A resposta de Jeová a esse desejo de Davi está em 2 Samuel 7

Lá Jeová diz que ele mesmo, o próprio Jeová vai edificar uma casa para Davi, e que o descendente de Davi iria construir a casa para Jeová

2 Samuel 7 lemos:
8 E agora dirás ao meu servo Davi o seguinte: ‘Assim disse Jeová dos exércitos: “Eu mesmo te tomei da pastagem, de trás do rebanho, para que te tornasses líder do meu povo Israel. 9 E mostrarei estar contigo aonde quer que fores e vou decepar todos os teus inimigos de diante de ti; e hei de fazer-te um grande nome, igual ao nome dos grandes que há na terra. 10 E certamente designarei ao meu povo Israel um lugar e os plantarei, e deveras residirão onde estão e não mais serão inquietados; e não mais os atribularão os filhos da injustiça como faziam no princípio, 11 sim, desde o dia em que pus juízes no comando sobre o meu povo Israel; e vou dar-te descanso de todos os teus inimigos.

“‘“E Jeová te informou que é uma casa que Jeová fará para ti. 12 Quando se completarem os teus dias e tiveres de deitar-te com os teus antepassados, então hei de suscitar o teu descendente depois de ti, que sairá das tuas entranhas; e deveras estabelecerei firmemente o seu reino. 13 É ele quem construirá uma casa ao meu nome, e eu hei de estabelecer firmemente o trono do seu reino por tempo indefinido. 14 Eu mesmo me tornarei seu pai e ele mesmo se tornará meu filho. Quando cometer uma falta, também vou repreendê-lo com vara+ de homens e com pancadas dos filhos de Adão.* 15 No que se refere à minha benevolência,* não se retirará dele assim como a tirei de Saul,+ a quem removi por tua causa. 16 E tua casa e teu reino hão de ficar firmes por tempo indefinido diante de ti; teu próprio trono ficará firmemente estabelecido por tempo indefinido.”’”

O Objetivo de Jeová escolher Davi: “para que te tornasses líder do meu povo Israel.

Jeová respondeu que não seria o próprio Davi que construiria essa nova casa, ou Templo, mas que seria o seu descendente, o filho de Davi (que foi Salomão).
Ainda mais, Deus fez um pacto, uma promessa à Davi:

é uma casa que Jeová fará para ti.”
A Casa de Davi

E tua casa e teu reino hão de ficar firmes por tempo indefinido”

Olha só, Davi diz que queria fazer uma casa para Jeová, mas ai é Jeová que diz que vai edificar uma casa para Davi.

Conforme 1 Crônicas 17:10 Lemos:
10 ... E eu te comunico: ‘Jeová também te edificará uma casa.’*
(*) “Uma casa”, isto é, uma linhagem de reis, uma dinastia.
Jeová ergueria uma linhagem régia para Davi – uma linhagem “para que se tornassem líder do meu povo Israel.””

Assim a partir de agora, Temos duas casas importantes descritas nas Escrituras, na nação de Israel:

  1. A Casa ou Tenda de Jeová (construída nos dias de Moisés) , era uma tenda de panos e depois virou um Templo nos dias de Salomão em diante
  2. A Casa de Davi, que Jeová ergueria desde os dias de Davi em diante

Davi ao Agradecer Jeová diz no verso 27 de 2 Samuel 7:

27 Pois tu, Jeová dos exércitos, Deus de Israel, fizeste uma revelação ao ouvido do teu servo, dizendo: ‘Edificar-te-ei uma casa.’ Por isso é que teu servo animou o coração* para orar a ti com esta oração.
29 E agora, resolve-te e abençoa a casa do teu servo [para que] continue por tempo indefinido diante de ti; porque tu mesmo, ó Soberano Senhor Jeová, o prometeste, e seja a casa do teu servo abençoada por tempo indefinido devido à tua bênção.”+


Então, dando continuidade à Casa de Davi, a linhagem de reis, veio Salomão (saiu das entranhas) , filho de Davi

Em 1 Crônicas 29:23
23 E Salomão começou a sentar-se no trono de Jeová como rei em lugar de Davi, seu pai, e para ser bem sucedido, e todos os israelitas lhe obedeciam.

Salomão faz a importante referência ao pacto de Jeová com Davi:

2 Cronicas 6:4 E ele [Salomão] prosseguiu, dizendo: “Bendito seja Jeová, o Deus de Israel,+ que falou com a sua própria boca com Davi, meu pai,+ e que pelas suas próprias mãos deu cumprimento,+ dizendo: 5 ‘Desde o dia em que fiz meu povo sair da terra do Egito não escolhi cidade dentre todas as tribos de Israel, a fim de construir uma casa para que o meu nome mostrasse estar ali, e não escolhi homem para que se tornasse líder do meu povo Israel. 6 Mas escolherei Jerusalém para que o meu nome mostre estar ali e escolherei a Davi para vir a estar sobre o meu povo Israel.’

Vemos as duas Escolhas importantes, relacionadas a cada uma das Casas:

1 Escolha:
A cidade onde a casa de Jeová seria construída, na qual o nome de Jeová mostraria estar ali, ou seria invocado. E Jeová escolheu Jerusalém. (Conforme dito por Jesus, em Mateus 5:35 – Jerusalém é A Cidade do Grande Rei – Jeová, cidade onde está a Casa onde Jeová habitava , residia – até os dias de Jesus) – A Cidade que representava o Governo de Deus na Terra até os dias de Jesus

2 Escolha:
Homem (Filho de Homem) para que se tornasse líder do meu povo Israel, líder do povo de Jeová, e a escolha foi Erguer, Construir a Casa de Davi. A Casa do Líder, A casa do Rei, A casa do Salvador, A Casa do Filho do Homem que estaria sobre o povo de Deus.

Tanto a Casa de Jeová como a Casa de Davi estavam em plena operação nesses dias.

Lemos sobre a Inauguração da Nova Casa de Jeová em Jerusalém:
2 Cronicas 7
Ora, assim que Salomão acabou de orar,+ desceu dos céus o próprio fogo+ e passou a consumir a oferta queimada+ e os sacrifícios, e a própria glória de Jeová encheu a casa. 2 E os sacerdotes não puderam entrar na casa de Jeová+ porque a glória de Jeová enchera a casa de Jeová. 3 E todos os filhos de Israel eram espectadores quando o fogo desceu e a glória de Jeová estava sobre a casa, e dobraram-se imediatamente com os seus rostos para a terra, sobre o pavimento, e prostraram-se+ e agradeceram a Jeová, “porque ele é bom, pois a sua benevolência é por tempo indefinido”.

Lembra da inauguração da tenda ou tabernáculo lá trás nos dias de Moisés, a glória de Jeová, a nuvem, indicando a presença de Jeová, ou seja, que eles representavam o Governo de Deus.

Qual dessas Duas Casas representavam o Governo de Deus?
A Casa de Davi ou a Casa de Jeová?

Nós já vimos que é o local onde Jeová faz residir o Seu nome que representa o Governo de Deus, ou seja, é a Casa de Jeová que representa o Governo de Deus, Governo de Jeová.

A Casa de Davi representava a casa do ”líder do meu povo Israel.


2 Cronicas 6:5 ‘Desde o dia em que fiz meu povo sair da terra do Egito não escolhi cidade dentre todas as tribos de Israel, a fim de construir uma casa para que o meu nome mostrasse estar ali, e não escolhi homem para que se tornasse líder do meu povo Israel. 6 Mas escolherei Jerusalém para que o meu nome mostre estar ali e escolherei a Davi para vir a estar sobre o meu povo Israel.’

Leia Também:

No comments: