Friday, January 25, 2013

Boas novas para as ovelhas de todas as nações. Parte 2

Boas novas para as ovelhas de todas as nações. Parte 2


No artigo passado (As outras ovelhas, parte 1) consideramos o contexto da relação de Deus com o povo de Israel carnal (o aprisco de Israel) e o “resto do mundo”.

Vimos no artigo passado a definição de uma ovelha, a saber: uma pessoa que tem genuína fé em Jah e Jesus Cristo.

Jesus fora enviado por Deus especificamente à um aprisco de rebanho: os judeus carnais. Os descendentes carnais de Abraão.

Note as palavras de Jesus:

Mateus 15:24 Em resposta, ele disse: “Não fui enviado a ninguém senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”

Mateus 10:6 mas, ide antes continuamente às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Assim Jesus deixou claro que haveria ovelhas (pessoas com fé) que seriam da casa de Israel, ou seja, ovelhas do aprisco do Israel carnal.
Contudo Jesus mostrou que a casa do Israel carnal produziria um rebanho pequeno. (Lucas 12:32 )

Em sua grande maioria, a casa de Israel não se mostrou ser ovelha de Jesus Cristo – não depositaram fé nele:

João 4:44 O próprio Jesus, porém, dava testemunho de que um profeta não tem honra na sua própria pátria.

Mateus 13:57 Mas Jesus disse-lhes: “Um profeta não passa sem honra a não ser no seu próprio território e em sua própria casa.” 58 E não fez ali muitas obras poderosas, por terem eles falta de fé.

Marcos 6:4 Mas Jesus prosseguiu a dizer-lhes: “O profeta não passa sem honra a não ser no seu próprio território, e entre os seus parentes e na sua própria casa.”

João 18:35 Pilatos respondeu: “Será que eu sou judeu? A tua própria nação e os principais sacerdotes te entregaram a mim”

Mateus 27:25 A isso, todo o povo disse em resposta: “O sangue dele [de Jesus] caia sobre nós e sobre os nossos filhos.”

João 1:11 Veio ao seu próprio lar, mas os seus não o acolheram.

A pergunta agora é a seguinte: E quanto ao “resto do mundo”?? (considerados como “nada” pelos judeus carnais – Lucas 18:9 – vide parte 1)
Haveria ovelhas (pessoas de fé) que não fosse um circuncidado (seja judeu ou prosélito) ?
Seria possível alguém que não guardasse a Lei promovida pelos principais sacerdotes da casa de Israel ser uma avelha de Cristo.
Seria possível pessoas das nações serem ovelhas, quer dizer, terem verdadeira fé em Deus e em Jesus? (se coloque no ponto de vista de um judeu do primeiro século d.C)
Hoje, podem até parecerem banais tais perguntas, mas não são e não foram durante o primeiro século.Do ponto de vista dos “principais sacerdotes e governantes judeus” era impossível um gentio (não judeus), sem a Lei, agradar à Jeová!!

         “Será que eu sou judeu?” - João 18:35

Vamos analisar quem Deus considera ser realmente um “judeu”.

Consideremos a conversa que Jesus teve com judeus “de carne e sangue” para percebemos o valor que laços “consangüíneos” têm na prática quando o assunto é Fé em Deus.

João 8:33 33 Replicaram-lhe: “Somos descendência de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que dizes: ‘Ficareis livres’?” 34 Jesus respondeu-lhes: “Digo-vos em toda a verdade: Todo praticante do pecado é escravo do pecado. 35 Ainda mais, o escravo não permanece para sempre na família; o filho permanece para sempre. 36 Portanto, se o Filho vos libertar, sereis realmente livres. 37 Sei que sois descendência de Abraão; mas vós buscais matar-me, porque a minha palavra não faz progresso entre vós. 38 Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; e vós, portanto, fazeis as coisas que ouvistes de vosso pai.” 39 Em resposta, disseram-lhe: “Nosso pai é Abraão.” Jesus disse-lhes: “Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. 40 Mas agora buscais matar a mim, um homem que vos disse a verdade que eu ouvi de Deus. Abraão não fez isso. 41 Vós fazeis a obra de vosso pai.” Disseram-lhe: “Não nascemos de fornicação; temos um só Pai, Deus.”
42 Jesus disse-lhes: “Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, pois procedi de Deus e aqui estou. Nem tampouco vim de minha própria iniciativa, mas Este me enviou. 43 Por que é que não sabeis de que estou falando? Porque não podeis escutar a minha palavra. 44 Vós sois de vosso pai, o Diabo, e quereis fazer os desejos de vosso pai. Esse foi um homicida quando começou, e não permaneceu firme na verdade, porque não há nele verdade. Quando fala a mentira, fala segundo a sua própria disposição, porque é um mentiroso e o pai da [mentira]. 45 Porque eu, por outro lado, digo a verdade, vós não me acreditais. 46 Quem de vós me declara culpado de pecado? Se falo a verdade, por que não me acreditais? 47 Quem é de Deus escuta as declarações de Deus. É por isso que não escutais, porque não sois de Deus.

Na conversa acima deduzimos qual a relevância do judeu na carne do ponto de vista de Deus:

Os judeus disseram:
Somos descendência de Abraão”
Nosso pai é Abraão.”
Ou seja, eles enchiam a boca para falar: “somos judeus -da carne de Abraão”

Contudo, a boca de Jeová, por intermédio de Jesus Cristo , Seu Filho, falou:

Vós sois de vosso pai, o Diabo”
não sois de Deus”

Que contraste! Aqueles que se julgavam de Deus, foram declarados como pertencentes ao Diabo pela própria boca de Deus!! (por meio de Jesus Cristo – A testemunha Fiel e Verdadeira de Jah – Jesus apenas repetiu aquilo que Jah falou )

Daqueles que tinham tal premissa carnal: ““Somos descendência de Abraão” “Nosso pai é Abraão.” - Apenas um restante, um pequeno rebanho eram genuínas ovelhas de Deus. (Vide artigo: pequeno rebanho)

o próprio João Batista, que anunciara a vinda do Messias, dissera:
Mateus 3:7,9  “Descendência de víboras…, e não presumais dizer a vós mesmos: ‘Temos por pai a Abraão.’ Pois eu vos digo que Deus é capaz de suscitar destas pedras filhos a Abraão.

Em nítido contraste, analisemos as passagens bíblicas onde Jesus apontava para pessoas que se mostraram ovelhas, mesmo desprovidas de qualquer “premissa carnal”. Ao considerar as passagens à baixo, lembre-se que para ser uma ovelha, o requisito é possuir fé genuína.

Nem mesmo em Israel tenho encontrado tamanha fé”

Um centurião de exército romano:
Mateus 8:10 Ouvindo isso, Jesus ficou pasmado e disse aos que o seguiam: “Em verdade vos digo: Em ninguém em Israel tenho encontrado tamanha fé. 11 Mas, eu vos digo que muitos virão das regiões orientais e das regiões ocidentais e se recostarão à mesa junto com Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus; 12 ao passo que os filhos do reino serão lançados na escuridão lá fora. Ali é que haverá o [seu] choro e o ranger de [seus] dentes.” 13 Jesus disse então ao oficial do exército: “Vai. Assim como tem sido a tua fé, assim aconteça para ti.”


Uma mulher grega, siro-fenícia de nacionalidade (Marcos 7:26)
Mateus 15:28
28 Jesus disse-lhe então, em resposta: “Ó mulher, grande é a tua fé; aconteça-te conforme desejas.” E a filha dela ficou curada daquela hora em diante.

“exceto este homem de outra nação?”

Lucas 17:17 Jesus disse, em resposta: “Dez foram purificados, não foram? Onde estão, então, os outros nove? 18 Não se achou nenhum que voltasse para dar glória a Deus, exceto este homem de outra nação?” 19 E disse-lhe: “Levanta-te e vai; a tua fé te fez ficar bom.”

Respondemos agora a questão desse tópico: “Será que eu sou judeu?” - João 18:35

Note quem Deus considera ser um judeu:

Romanos 2:28 Porque não é judeu aquele que o é por fora, nem é circuncisão aquela que a é por fora, na carne. 29 Mas judeu é aquele que o é no íntimo, e a [sua] circuncisão é a do coração, por espírito, e não por um código escrito. O louvor+ desse não vem de homens, mas de Deus.

Somos descendência de Abraão”
Nosso pai é Abraão.”

Gálatas 3:7 Certamente sabeis que os que aderem à fé é que são filhos de Abraão. 8 Ora, a Escritura, vendo de antemão que Deus declararia justas a pessoas das nações devido à fé, declarou de antemão as boas novas a Abraão, a saber: “Por meio de ti serão abençoadas todas as nações.” 9 Conseqüentemente, os que aderem à fé são abençoados junto com o fiel Abraão.

os que aderem à fé é que são filhos de Abraão.”
Levando em conta a correta definição de judeu, podemos deduzir das palavras de Jesus Cristo em relação às pessoas de outras nação – de outro aprisco:

Nem mesmo em Israel tenho encontrado tamanha fé”
Nem mesmo em Israel tenho encontrado tal genuíno judeu, tal genuíno filho de Abraão

Ó mulher, grande é a tua fé
Ó mulher, judia!! - filha de Sara!”

Para meditar:
Você é um judeu? Ou perguntando de outra forma: Você adere à fé em Deus e Jesus Cristo? Você é filho de Abraão?

    "uma nação que produza os seus frutos" - Mateus 21:43

Quando Jesus declarou que ele possui “outras ovelhas que não era deste aprisco” ele estava apontando para a nação de genuínos servos de Deus que seria composto por uma pequena parte de judeus carnais e por pessoas de todas as nações que são “genuínos judeus”, quer dizer, que aderem à fé. Essa nação seriam uma só, um só pastor, uma só esperança, um só espírito:

Efésios 2:11 Portanto, persisti em lembrar-vos de que anteriormente éreis pessoas das nações quanto à carne; fostes chamados “incircuncisão” por aquilo que é chamado “circuncisão”, feita na carne, por mãos — 12 que naquele tempo específico estáveis sem Cristo, apartados do estado de Israel e estranhos aos pactos da promessa, e não tínheis esperança e estáveis sem Deus no mundo. 13 Mas agora, em união com Cristo Jesus, vós, os que outrora estáveis longe, chegastes a estar perto pelo sangue do Cristo. 14 Pois ele é a nossa paz, aquele que das duas partes fez uma só [um só rebanho, um só pastor] e que destruiu o muro no meio, que os separava. 15 Por meio de sua carne, ele aboliu a inimizade, a Lei de mandamentos, consistindo em decretos, para que dos dois povos,+ em união consigo mesmo, criasse um novo homem e fizesse paz; 16 e para que reconciliasse plenamente ambos os povos com Deus, em um só corpo, por intermédio da estaca de tortura, porque ele matara a inimizade por meio de si mesmo. 17 E ele veio e declarou as boas novas da paz a vós, os que estáveis longe, e paz aos [que estavam] perto, 18 porque, por intermédio dele, nós, ambos os povos [ambos os apriscos], temos a aproximação ao Pai, por um só espírito.

"uma nação que produza os seus frutos" “o Israel de Deus”

De modo que a nação chamada de “o Israel de Deus” que passou a ser a embaixada do reino de Deus na terra é formada pelo pequeno rebanho “daquilo que foi o Israel segundo a carne” e pelas outras ovelhas de pessoas de todas as nações – todos os que são judeus por aderirem à fé.

Gálatas 6:16 E todos os que andarem ordeiramente segundo esta regra de conduta, sobre estes haja paz e misericórdia, sim, sobre o Israel de Deus.

Efésios 4:4 4 Há um só corpo e um só espírito [“um só rebanho, um só pastor”], assim como também fostes chamados em uma só esperança a que fostes chamados; 5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por intermédio de todos, e em todos.

De modo que a única esperança e boa nova advinda do Cristianismo é:

João 11:51 ...profetizava que Jesus estava destinado a morrer pela nação, 52 e não só pela nação, mas, a fim de que os filhos de Deus, que se acham espalhados, fossem também por ele ajuntados numa unidade.

Ajuntar os filhos de Deus em um Unidade”

UNIDADE: Um pastor, um Líder, um Caminho, Uma Esperança , um Deus: Jah, e um Rei: Jesus Cristo.

"A fim de que TODOS sejam UM" - João 17:21

Boas Novas para as nações, para você:
Em União com Jesus Cristo: “que destruiu o muro no meio, que os separava”.

Atos 3:26 Deus, depois de suscitar o seu Servo, enviou-o primeiro a vós [o que era Israel segundo a carne] , para vos abençoar, por desviar a cada um [de vós] das vossas ações iníquas.”

Atos 13:46 E assim, falando com denodo, Paulo e Barnabé disseram: “Era necessário que a palavra de Deus fosse falada primeiro a vós [Israel carnal]. Visto que a repelis [apenas um pequeno restante era “judeu de Verdade”] e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para as nações.

Atos 13:47 De fato, Jeová nos tem imposto o mandamento nas seguintes palavras: ‘Eu te designei como luz das nações, para que sejas uma salvação [como vivos dentre os mortos Rom 6:13, Rev 20:5] até à extremidade da terra.’”

Atos 26:23 que o Cristo havia de sofrer, e que, como primeiro a ser ressuscitado dentre os mortos, ele ia publicar luz tanto a este povo [judeu carnal] como às nações.”

Jesus: O Rei dos Judeus

Mateus 27: 37 Também puseram por cima de sua cabeça a acusação contra ele, por escrito: “Este é Jesus, o Rei dos judeus.

Mateus 27:11 Jesus estava então perante o governador; e o governador fez-lhe a pergunta: “És tu o rei dos judeus?” Jesus replicou: “Tu mesmo [o] dizes.”

Certamente sabeis que os que aderem à fé é que são judeus.” - Gálatas 3:7

      Jesus: O Rei dos que aderem à Fé [ judeus ].

Jesus: Rei de quem é uma ovelha: uma só esperança para todas elas UNIDADE - "a fim de que todos sejam um" - João 17:21

De modo que as “outras ovelhas”, de acordo com as Escrituras, não se referem à um grupo de pessoas que surgiu na primeira metade do século XX (~ 1935 d.C.). As outras ovelhas têm recebido o prometido espírito santo desde que o Rei delas, Jesus Cristo – o rei do reino do céu, recebeu o trono e o prometido Espírito Santo de seu Pai, e do Pai delas, do Deus dele e do Deus delas. (Atos 2:33-34, Atos 15:14-18)

Atos 10:44 Enquanto Pedro ainda falava sobre estes assuntos, caiu o espírito santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 E os fiéis que tinham vindo com Pedro, que eram dos circuncisos, ficaram pasmados, porque a dádiva gratuita do espírito santo estava sendo derramada também sobre pessoas das nações.

João 6:37 Tudo o que o Pai me dá virá a mim, e aquele que vem a mim, eu de modo algum enxotarei;

Atos 2:38 Pedro [disse] a eles: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado no nome de Jesus Cristo, para o perdão de vossos pecados, e recebereis a dádiva gratuita do espírito santo. 39 Porque a promessa é para vós e para os vossos filhos, e para todos os que estão longe, tantos quantos Jeová, nosso Deus, chamar a si.
Efésios 1:13 Mas vós também esperastes nele, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, as boas novas acerca da vossa salvação. Por meio dele, também, depois de terdes crido, fostes selados com o prometido espírito santo

Não deixe que “os que [realmente] causam divisões entre vós” construam para vós “um novo muro”, “uma nova Lei”, uma divisão, pois Jesus Cristo já, há muito tempo, “destruiu o muro no meio, que os separava”. E se você já está sendo “vigiado” entre “os muros de uma boa nova diferente”, acate o conselho do Pai: “Saí dela, povo meu”.

 - Pequeno Rebanho, outras ovelhas, duas esperanças? 
 - Fecharam o Reino dos céus diante dos homens
Nação Santa 
O prometido Espírito Santo
Dando testemunho de Jesus Cristo
Ser dos demais mortos: uma boa nova?
Os Filhos de Deus herdarão a terra
Da morte para a Vida: Boas Novas
 -Você está no ensino de Jesus Cristo?
 -Divulgando a estrada apertada
 - Eu o amarei e me mostrarei claramente



6 comments:

Anonymous said...

Já viu este artigo , o que achou?

http://atestemunhadejeova.blogspot.com.br/

Paulo Vicentini said...

TODAS As religiões possuem impurezas .

Para ser impuro basta ter qualquer dose de impureza, não precisa ser 100% , 30 % ,10% . 5% etc

1% = impuro.

E nenhuma religião organizada está pregando a simples e AUTÊNTICA boa nova de Jesus Cristo.

Obviamente que as religiões precisam de "coisas boas" para atrair os investidores delas (associados)
Contudo, a ordem do Pai é:
Parai de tocar em coisa impura

Já faz quase 2000 anos que o modo de se Adorar à Jah é por meio de Jesus Cristo, Só. (ponto)
Em espírito e verdade: "Nem nesse monte", "nem em Jerusalém", "nem no Vaticano" "nem na Watchtower" "nem etc etc etc".

Precisamos fazer discípulos DE JESUS CRISTO.

e não de papa, corpo governante, não teus e nem meus , não de homens.... e sim de Jesus - o Líder

A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos...vamos orar para que venham mais trabalhadores

Anonymous said...

Continuemos pregando as verdades , mas disvinculados das organizações humanas ou associados não contribuintes? Chegou a hora de sair realmente?
Na sua pregação de rotina de casa em casa te associação á watchtower?
Como você se sente e como reage?
Devo ter um blog , para disseminar melhor o assunto ou contribuir com a troca de informações?

Paulo Vicentini said...

"Chegou a hora de sair realmente?"

Imagina um escravo cativo. Com grilhões em seu pescoço.
Chegou a hora de ele sair? Ele ama ser escravo de homens? Ele ama ser enganado?

Quando uma pessoa descobre que ela vive na mentira, quando seria a hora dela se libertar? Ou teria ela prazer na mentira? 2 Tess 2:9-12

"Parai de tocar em coisa impura"

Eu não tenho qualquer vínculo com a watchtower. Nem com qualquer denominação religiosa institucionalizada.

Na minha pregação pública e nas casas eu não me associo e nem me identifico com a WT.

Eu identifico-me como um seguidor, imitador de Jesus Cristo. Como uma pessoa que se esforça em Andar no Caminho que Jesus pavimentou.
Saliento que o Deus de Jesus Cristo e meu Deus está procurando adoradores em espírito e em verdade.
Prego como Deus exaltou Jesus à sua Destra como Rei Celestial , após ressuscita-lo dentre os mortos. Atos 2:34-36
E que o objetivo é nós nos revestirmos de Jesus Cristo, sendo assim também um filho de Deus

Nunca foi tão bom pregar a autêntica boa nova para todas as nações livre de "fermentos".

Eu tento proclamar as boas novas autênticas de todas as formas possíveis, com todos os meios de comunicação que disponho: nas ruas, nas casas, na Internet.

Não pretendo falar o que vc deve ou não fazer especificamente, mas tenha certeza que compartilhar com os outros a verdadeira causa de Jesus Cristo vale a pena.

Seja fazendo um blog, saindo nas ruas, nas casas, etc - pode contar com a ajuda dos que amam a Verdade.


Anonymous said...

http://www.exsurge.com.br/apologeticas/igrejasprotestantes/testemunhasdejeova/opoderocultoportrasdostj.htm

Olá Paulo , vc pode me dar a sua opinião sobre este artigo sobre a Watchtower ?
o mesmo possui assuntos de extrema relevãncia.

Paulo Vicentini said...

Que os líderes da WatchTower sofreram influências de sociedades secretas é nítido pelo status atual da organização.

Tanto católicos e associados da watchtower são filhos da mesma mãe: Babilónia
“Tal mãe, tal filha” (Ezequiel 16:44)

Qualquer corporação religiosa tem um objetivo: dominar e controlar as pessoas e seus recursos

A Watchtower (e as outras meretrizes) já são como uma nação que controla o mundo. São a imagem da "Nova Ordem Mundial".
A "Nova ordem mundial" é vendida como "representante de Deus" e é exatamente isso que a Organização (ídolo sórdido) professa. É, conforme eles clamam a "nova ordem" em ação: Controle TOTAL sobre os povos
- Imagem da FERA


Rei do Norte e os que abandonam o pacto

A imagem da Fera

Nova Ordem

Leia também no index de assuntos
- Uma Estátua multinacional, na parte final dos dias
- Babel: Nações Unidas e Ninrode
- a sociedade terrestre mergulhará no caos, Sentinela
- A Queda dos que Governam, quais árvores