Monday, June 23, 2014

E foram-lhe sujeitos anjos - o Reino do Messias

Nesse artigo analisarei sobre o conceito que "certos apologistas da WatchTower" possuem a respeito do termo "o reino do Filho" mencionado em Colossenses 1:13, a saber:

1)   O “reino” delegado a Cristo, mencionado em Colossenses 1:13 não é o Reino messiânico.  - Apologistas da WatchTower 

Bom, vamos começar nossa análise da afirmação acima lendo o texto de  Colossenses 1:13

“Ele nos livrou da autoridade da escuridão e nos transferiu para o reino do Filho do seu amor.” – Col. 1:13.

O que é o "reino do Filho"?

Bom, se você crer que Jesus é o Filho de Deus, o Filho de Jah , ou em outras palavras, se você crer que Jesus é o Cristo, ou ainda, crer que Jesus é o MESSIAS, então o "reino do Filho" é o Reino do MESSIAS ou Reino Messiânico.

Agora, caso o leitor escolha ser Anti-Cristo,ou Anti-Messias, ou preferir não acreditar que aquele homem que ensinou-nos o Sermão do Monte é o Messias , então o reino do Filho realmente "não é o Reino messiânico" para você

Para os que exercem fé em Jesus como sendo o Cristo, ou o Messias , o reino do Filho é o Reino Messiânico: pois o Filho é o Messias.

A expressão "reino do Filho" pode ser expandida como "reino de Jesus - o Messias" - "reino do Messias" --> Reino Messiânico

Jesus o Messias, logo o Reino de Jesus é o Reino Messiânico.

 A mulher disse-lhe: “Eu sei que vem [o] Messias, que é chamado Cristo. Quando este chegar, ele nos declarará abertamente todas as coisas.” 26 Jesus disse-lhe: “Eu, que falo contigo, sou ele.”

O Próprio Jesus fez referência ao SEU Reino em outra ocasião:

João:18 36 (Almeida)
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.


 O MEU REINO - O REINO DO MESSIAS - REINO MESSIÂNICO

Aquilo que Jesus referiu como "o meu reino" é o Reino do Messias, que conforme ele explicou, exercia jurisdição "nos domínios de cima".

O ponto que os "apologistas da WT" desconsideram é justamente aquilo que o Pai fez:

O Pai entrega o Reino dos céus nas mãos do Filho - no primeiro Século EC:
João 3:35 “O Pai ama o Filho e tem entregue todas as coisas na sua mão

João 16:15 "Todas as coisas que meu Pai tem são minhas." 

De modo que o Reino Messiânico corresponde à "Todas as coisas que meu Pai tem" e que Foram ENTREGUES na mão do Filho, nas mãos do Messias.

Assim, diferente dos sistemas políticos-religiosos "terráqueos", o reino dos Céus não é um Reino Dividido (Mateus 12:25). Quando Jah entregou o reino ao Cristo, entregou TODAS AS COISAS. Fato que comprova isso é que até mesmo os ANJOS foram feitos súditos do Rei Celestial Jesus Cristo: O Messias.

1 Pedro 3:22 “Ele está à direita de Deus, pois foi para o céu; e foram-lhe sujeitos anjos, e autoridades, e poderes.”    --- os anjos foram feitos Súditos


"ele, sabendo que o Pai dera todas as coisas nas suas mãos" - João 13:3

"Todas as coisas que meu Pai tem são minhas." -     João 16:15
Os anjos foram feitos súditos do Messias qual Rei Celestial - 1 Pedro 3:22


 "e todas as minhas coisas são tuas e as tuas são minhas" - João 17:10


Assim é evidente que NÃO se "trata de um governo apenas sobre seus discípulos" e sim Um Governo que foi dado ao Messias cuja autoridade é sobre "TODAS as coisas que meu Pai tem":   - anjos, querubins , os sete espíritos, e TAMBÉM a congregação na terra: sobre AQUELE que O OBEDECE: (João 3:35, 16:15)

João 17:23 Em resposta, Jesus disse-lhe: “Se alguém me amar, observará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós iremos a ele e faremos a nossa residência [CASA/REINO/MORADA] com ele.

Em vez de ser um "sub reino", o reino dado ao Messias (Reino Messiânico) exerce sua jurisdição sobre tudo que pertence a Deus. Tanto que o Messias disse em relação ao seu Pai: Nós somos UM. (João 10:30)

João 3:35 “O Pai ama o Filho e tem entregue todas as coisas na sua mão”
DEUS DEU O SEU PRÓPRIO TRONO AO MESSIAS:

Rev 3:21 "eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono" -

De modo que o Reino Messiânico veem exercendo poder sobre tudo aquilo que está ligado à Deus: "Todas as coisas que meu Pai tem são minhas".

Obviamente, o Mundo ainda não faz parte desse reino. Por Enquanto.

Jo 14:24 Quem não me ama, não observa as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas pertence ao Pai que me enviou.

Entrementes:
Lucas 12:1 ... havendo-se ajuntado uma multidão de tantos milhares, que se pisavam uns aos outros, ele principiou a dizer, primeiro aos discípulos: “Vigiai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2 Mas não há nada cuidadosamente oculto que não venha a ser revelado, nem secreto que não venha a ser conhecido.

Continuaremos as argumentações nos próximos artigos!

Leia também:
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2013/04/jesus-entronizado-destra-poderosa-de.html
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2012/09/o-meu-reino-jesus-perante-pilatos.html
http://exatoverdade.blogspot.com.br/2012/08/senta-te-minha-direita-reina-minha.html


15 comments:

Paulo Vicentini said...

Pena que o autor desse blog aí não permite que eu deixe um link do meu blog lá no dele....

Anonymous said...

o apologista da verdade é o Queruvim ? O artigo dele foi feito pra refutar literalmente o Paulo.

Paulo Vicentini said...

Quem dera eu pudesse colar esse artigo lá no JW.ORG:

No entanto, doravante o Filho do homem estará sentado à destra poderosa de Deus

Companheiro da Biblia said...

O Queruvim deve estar com a cachola pegando fogo , desde que um tal Alex Silva colou artigos daqui lá e vários usuários daquele site questionaram as questões levantadas , até o A2 passou por lá na época defendendo os apologistas da watchtower na época.

Watchtower.org said...

Embora, no sentido estrito da palavra, todo reino de Cristo seja messiânico, o artigo usou o termo “Reino messiânico” para o reino profetizado nas profecias para restaurar o paraíso na Terra. (Mt 6:10; Is 9:6, 7) Os que vão reinar com Cristo também são ungidos (literalmente ‘cristos’ ou ‘messias’, 2Co 1:21). Reinarão com Cristo por mil anos. (Re 20:6) Esse será o período de restauração das condições edênicas na Terra. Após cumprir a finalidade, Jesus irá “entregar o reino ao seu Deus e Pai, tendo reduzido a nada todo governo, e toda autoridade e poder”. (1Co 15:24) Portanto, não haverá mais tal Reino subsidiário, que havia se tornado necessário em função da existência do pecado. Jeová reinará diretamente, assim como era antes da rebelião.
Mas Re 22:5 afirma que os corregentes de Cristo “reinarão para todo o sempre”. O v. 1 também fala do ‘trono do Cordeiro’. Obviamente, não será um período de restauração, mas será algum tipo de administração.
Portanto, o artigo do apologista trata do tempo em que Jesus começa a reinar no Reino profetizado para restaurar o Paraíso. (Gn 49:10; Núm 24:17; 2Sa 7:16; Da 2:44)

Paulo Vicentini said...

@WT

Não confunda os domínios de BAIXO (reino do mundo) com os domínios de CIMA (reino celestial):

Reino CELESTIAL : Jurisdição dos domínios de CIMA (sobre tudo que faz parte dos domínios de cima: sobre os anjos, sobre os cristãos que não fazem parte do mundo desde o primeiro século, etc).

Reino sobre o MUNDO: Jurisdição dos domínios de BAIXO.

A WT e seus apologistas afirmam duas coisas em relação à data de 1914:

1) Que Jesus começou a reinar NOS CÉUS a partir de 1914.
2) E que Jesus começou a reinar sobre o Mundo em 1914

Ela usa essa "interpretação dúplice". (Ezequiel 12:24 )

A WT diz que o texto de Rev 11:15 se cumpriu em 1914.

Rev 11:15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta. E houve vozes altas no céu, dizendo: “O reino do mundo tornou-se o reino de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”

Contudo Quem AINDA REALMENTE Governa o Reino do MUNDO é o Satanás (O Governante desse mundo).

Quando a profecia de Revelação 11:15 VERDADEIRAMENTE se cumprir, aí os domínios de Baixo também serão o Reino de Deus e do Seu Cristo (Paraíso na terra).

Assim Jesus é o Rei Celestial (jurisdição de cima, sobre anjos, etc) desde o primeiro século EC.
E Quando, no futuro, o sétimo anjo tocar a sua trombeta. Aí sim, o reino do mundo tornar-se-há o reino de nosso Senhor e do seu Cristo.

Paulo Vicentini said...

@WT

O Reino do Mundo - O Reino de Cristo Faz parte do Mundo a partir de 1914?

Vencendo a Guerra no céu...encarando a MORTE na terra -as pedras do Templo

Paulo Vicentini said...

Como eu disse no artigo, a WT desconsidera aquilo que o próprio Pai fez para Exaltar o Seu Filho: Fez dele REI DO CÉU.

"se dobre todo joelho dos no céu"

Filipenses 2:9:
9 Por esta mesma razão, também, Deus o enalteceu a uma posição superior [REI CELESTIAL] e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo [outro] nome , 10 a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão , 11 e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor [cargo máximo, o REI], para a glória de Deus, o Pai.

Isso ocorre para aqueles que estão dentro da Jurisdição do Reino dos Céus - incluindo os anjos.


Heb 1:3 Ele é o reflexo da [sua] glória e a representação exata do seu próprio ser, e sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder; e, depois de ter feito uma purificação pelos nossos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas [ cargo ou posição máxima na Jerusalém 'de cima']. 4 De modo que ele se tornou melhor do que os anjos , a ponto de ter herdado um nome mais excelente do que o deles.


Quanto aos cristãos "começarem a reinar" (sentar no trono de Cristo) , PRIMEIRO eles têm que VENCER assim como o Messias venceu:

Rev 3:21 Àquele que vencer, concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono.

Jesus venceu no primeiro século e por isso sentou como Rei, desde então, no trono de Jah.


"assentou-se à direita da Majestade nas alturas"
" eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono."


a fim de que o reino do mundo se torne o reino do Messias, os cristãos devem VENCER a fim de receberem o "domínio de baixo".

Daniel 7:26 E o próprio Tribunal passou a assentar-se, e tiraram-lhe finalmente seu próprio domínio, a fim de [o] aniquilar e destruir totalmente.
27 “‘E o reino, e o domínio, e a grandiosidade dos reinos debaixo de todos os céus foram entregues ao povo que são os santos do Supremo.


"os reinos debaixo de todos os céus foram entregues ao povo que são os santos do Supremo."
Isso corresponde ao toque da sétima trombeta - Rev 11:15:
"O reino do mundo tornou-se o reino de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”

As nações (especialmente a religião) estão furiosas desde o primeiro século tentando impedir que cada ungido (cristão) vença:

Atos 4:23 Depois de terem sido livrados, foram para a sua própria gente+ e relataram as coisas que os principais sacerdotes e os anciãos lhes haviam dito. 24 Ouvindo isso, elevaram unanimemente as suas vozes a Deus e disseram:

“Soberano+ Senhor, tu és Aquele que fez o céu e a terra, e o mar, e todas as coisas neles,+ 25 e quem, por intermédio de espírito santo, disse pela boca de nosso antepassado Davi, teu servo: ‘Por que se tumultuaram as nações e meditaram os povos coisas vãs? 26 Os reis da terra tomaram a sua posição e os governantes aglomeraram-se à uma contra Jeová* e contra o seu ungido.’ 27 Mesmo assim, tanto Herodes como Pôncio Pilatos, com [homens das] nações e com povos de Israel, ajuntaram-se realmente nesta cidade contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste,


Quando a última pedra do templo for selada.....

Rev 12:11 E eles o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do seu testemunho, e não amaram as suas almas, nem mesmo ao encararem a morte.

Aí será tempo de sentar no trono junto com Cristo...(Rev 3:21)

Quando TODO o Templo VENCER...aí Jah começa a reinar o MUNDO. - Rev 11:15

Paulo Vicentini said...

Hebreus 1:13 Mas, com referência a qual dos anjos disse ele alguma vez: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés”?

"No entanto, doravante o Filho do homem estará sentado à destra poderosa de Deus.” - Lucas 22:69

Rev 3:21 "eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono."

1 Crônicas 29:23 E Salomão começou a sentar-se no trono de Jeová como rei em lugar de Davi, seu pai, e para ser bem sucedido, e todos os israelitas lhe obedeciam.


"E Jesus Cristo começou a sentar-se no trono de Jeová como Rei"


João 5: 22 Porque o Pai não julga a ninguém, mas tem confiado todo o julgamento ao Filho, 23 a fim de que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honrar o Filho, não honra o Pai que o enviou.


Dai honra ao Rei - Mais que Salomão

O Maior Rei de Jerusalém

Paulo Vicentini said...


"
Watchtower.org disse...
Os textos de Jo 3:35 e 16:15 não provam que Cristo já´reinava no 1.º século.
"


Sempre existiu grande dificuldade para as pessoas verem Jesus Cristo como Rei que Reina.

João 16:15 "TODAS AS COISAS QUE MEU PAI TEM SÃO MINHAS"

"ELE, SABENDO QUE O PAI DERA TODAS AS COISAS NAS SUAS MÃOS" - JOÃO 13:3

"Todas as coisas que meu Pai tem" - TODAS

- "as coisas que meu Pai tem": O Reino Celestial composto de criaturas espirituais e pessoas na terra que foram adotadas para esse reino.

"ELE, SABENDO QUE O PAI DERA TODAS AS COISAS NAS SUAS MÃOS"

"SABER O QUE O PAI TEM FEITO"

João 14:15 “Se me amardes, observareis os meus mandamentos; 16 e eu solicitarei ao Pai e ele vos dará outro ajudador para estar convosco para sempre, 17 o espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque nem o observa nem o conhece.

João 17:23 Em resposta, Jesus disse-lhe: “Se alguém me amar, observará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós iremos a ele e faremos a nossa residência [CASA/REINO/MORADA] com ele.
24 Quem não me ama, não observa as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas pertence ao Pai que me enviou.

"Quem não me ama, não observa as minhas palavras"

"as MINHAS palavras" "as MINHAS palavras" "as MINHAS palavras" - Jesus

João 16:15 "TODAS AS COISAS QUE MEU PAI TEM SÃO MINHAS" - PALAVRAS DE JESUS

João 10:26 Mas, vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27 Minhas ovelhas escutam a minha voz e eu as conheço, e elas me seguem.

João 16:15 "TODAS AS COISAS QUE MEU PAI TEM SÃO MINHAS"
“Este é meu Filho, o amado; escutai-o.”

Mytestemunha said...

Se possível, veja algo escrito sobre o assunto:

http://mytestemunhasdejeova.blogspot.com.br/2014/07/resposta-paulo-vicentini-parte-2-o.html

Ednilson said...
This comment has been removed by the author.
Ednilson said...

O PRINCÍPIO DO LIVRE-ARBÍTRIO NUNCA DEVE SER VIOLADO POR UMA PESSOA SANTA.
_______________
Os anjos foram feitos súditos do Messias qual Rei Celestial?? - 1 Pedro 3:22

____________
Ninguém é feito súdito.
O rei "decide" e o súdito "obedece" em face da posição superior do rei (coação).
Apesar da coação, a criatura aceita ou não aceita ser "súdito" de outra pessoa.
Ser súdito é estar abaixo. É ocupar a condição de dirigido, de ser comandado.
Trata-se de uma decisão pessoal e intransferível (ser súdito).
________________
Impossível IMPOR isto a àquele que tem o livre-arbítrio como algo inviolável.
Este NUNCA aceitará qualquer imposição.
Aceitar uma imposição é violar o princípio do livre-arbítrio.
_______________
Permitir que o iníquo "IMPONHA" não é aceitar que ele seja superior.
Embora permita, não lhe presta qualquer tipo de adoração, reverência ou coisa parecida.
______________
Mesmo com todos os poderes que tinha, Jesus PERMITIU (decisão pessoal e intransferível) ser morto por homens iníquos, não violando a sua santidade.
__________________
Súdito de Jeová é aquele que decide OBEDECER aos mandamentos de Jeová, sem qualquer coação da parte de Jeová.
Jesus falou que a pessoa passaria a ser "fonte".

Sansão mostrou ser "fonte" de vingança.
Jesus mostrou ser "fonte" de perdão.

O súdito de Jeová é aquele que decide ser uma inviolável fonte dos mesmos princípios dos quais o Pai Jeová já é uma INVIOLÁVEL fonte.
- O livre-arbítrio é um princípio que a pessoa santa nunca viola.

- A igualdade é um princípio que a pessoa santa nunca viola, pois ela sempre vê os demais como iguais, independente das circunstâncias.

Pearl Doxsey said...

Obrigado por ano excelente artigo. Gostaria de acrescentar ....
Quando Jesus "tempo limitado" Thousand Year "reino está acabado de reunir a nova criação sob a Sua liderança, e levantando-se o sacerdócio do templo em construção (" a idade atual ") (Efésios 1: 10,2: 21, 01:20 -22; 1Cor.3: 9)
Que Jesus vai entregar a Deus Temple concluída (1Cor.15: 24,25), para Reino Eterno de Deus para começar por ele (Apoc.21: 5; 14: 1) ... (esta é "a era por vir" )
"Ele ressuscitou Cristo dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, muito acima de todo governo e sua autoridade, poder e domínio, e que cada nome é invocado, não só na AGE presente mas também no vindouro 22 e Deus todas as coisas debaixo dos seus pés colocados e nomeou-o para ser o cabeça sobre todas as coisas para a igreja "(na idade atual) (Efésios 1)
"Porque Ele deve reinar até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés." (1Cor.15: 25)
"Em seguida, vêm o fim Will, quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, a sua autoridade e poder. 25 Porque Ele deve reinar até que tenha posto todos os inimigos debaixo de seus pés." (1Cor.15: 24,25)
"Nele todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor. E Nele você também estão sendo construídas em conjunto para tornar-se uma habitação na qual Deus vive pelo Seu Espírito." (Efésios 2: 21,22)
"Para os colegas de trabalho Estamos no serviço de Deus, você tem o campo de Deus sob cultivo e edifício de Deus em construção." (1Cor.3: 9);
"Além disso, você, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." (1Pet.2: 5)
Como este Temple Rises, Cristo é rei sobre ele (Apocalipse 1: 5,6; Col.1: 13). A fidelidade de quem ganhar a vitória sobre Satanás, a infidelidade juízes daqueles que sucumbem. Todos os inimigos de Cristo (e todos os fiéis a Ele) está classificada e colhida com carácter definitivo, o quando o fim do Reino de mil anos de Cristo chega. Afinal é julgado, o Reino de Deus começa ("a era por vir"), no qual Cristo recebe o domínio sobre toda a criação (Apocalipse 12: 10). Todas as coisas me subordinada a ele, então, não apenas judicialmente, mas fisicamente e visivelmente. Isso ocorre quando sua administração (que está sendo Reunidos na presente época) está concluída.
Cristo reina sobre dois reinos ... A época atual "Mil Anos";
e The Eternal Reino de Deus, no qual fez todas as coisas está sujeita a Cristo, que não seja o próprio Deus.
"Porque Ele deve reinar até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés." (1Cor.15: 25)

Pearl Doxsey said...

(http://4womaninthewilderness.blogspot.com/2014/04/two-kingdoms.html)
Thank you for an excellent article. I would like to add....
When Jesus' time limited "thousand year" kingdom is finished gathering the new creation under his headship, and raising up the temple priesthood now under construction ("the present age")(Eph.1:10,2:21; 1:20-22; 1Cor.3:9)
Jesus will hand that completed Temple over to God (1Cor.15:24,25), for God's Eternal Kingdom to begin through it (Rev.21:5; 14:1)...(this is "the age to come")
"he raised Christ from the dead and seated him at his right hand in the heavenly realms, far above all rule and authority, power and dominion, and every name that is invoked, NOT ONLY IN THE PRESENT AGE BUT ALSO IN THE ONE TO COME 22 And God placed all things under his feet and appointed him to be head over everything for the church" (in the present age)(Eph.1)
"For he must reign until he has put all his enemies under his feet." (1Cor.15:25)
"Then the end will come, WHEN HE HANDS OVER THE KINGDOM TO GOD the Father AFTER he has destroyed all dominion, authority and power. 25 For he must REIGN UNTIL HE HAS PUT ALL HIS ENEMIES UNDER HIS FEET." (1Cor.15:24,25)
"In him the whole building is joined together and rises to become a holy temple in the Lord. And in him you too ARE BEING BUILT together to become a dwelling in which God lives by his Spirit." (Eph.2:21,22)
"For we are co-workers in God's service; you are God's field under cultivation, God's building under construction." (1Cor.3:9);
"you also, like living stones, ARE BEING BUILT into a spiritual house to be a holy priesthood, offering spiritual sacrifices acceptable to God through Jesus Christ." (1Pet.2:5)
As this Temple rises, Christ is king over it (Rev.1:5,6; Col.1:13). The faithfulness of those who gain victory over Satan, judges the unfaithfulness of those who succumb. All enemies of Christ (and all faithful to him) are sorted and harvested with finality, when the end of Christ's Thousand Year kingdom arrives. After all are judged, God's Kingdom begins ("the age to come") in which Christ receives dominion over all creation (Rev.12:10). All things are then made subject to him, not only judicially, but physically and visibly. This occurs when his administration ( which is being gathered in this present age), is completed.
Christ reigns over two kingdoms... the present "thousand year" age;
and the ETERNAL Kingdom of God, in which ALL THINGS are MADE subject to Christ, other than God Himself.
"For he must reign until he has put all his enemies under his feet." (1Cor.15:25)
(http://4womaninthewilderness.blogspot.com/2014/04/two-kingdoms.html)