Thursday, February 7, 2013

Vivos dentre os mortos

"mas apresentai-vos a Deus como vivos dentre os mortos" - Romanos 6:13


A autêntica e verdadeira Boa Nova a respeito de Jesus Cristo significa Vida para os que a abraçam com fé. (João 5:24)

João 14:6 Jesus disse-lhe: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida."

Se o caminho em que alguém anda não o torna “um vivo dentre os mortos”. Este caminho não é o que Jesus Cristo estabeleceu:

João 10:10
Eu vim para que tivessem vida e a tivessem em abundância.

Se o caminho em que andas te leva a isso: “mortos”

Revelação 20:5 (Os demais mortos não passaram a viver até terem terminado os mil anos.)

Esse caminho, “de mortos”, não leva à Jesus Cristo:
João 14:6 Jesus disse-lhe: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida."

Os que andam no Caminho de Jesus Cristo é vivo, vive, tem passado para a vida:

João 5:24 Digo-vos em toda a verdade: Quem ouve a minha palavra e acredita naquele que me enviou tem vida eterna, e ele não entra em julgamento, mas tem passado da morte para a vida. (Comparece com Rev 20:5)

Aquele que segue à Cristo é vivo dentre os mortos.

"mas apresentai-vos a Deus como vivos dentre os mortos" - Romanos 6:13

Se àquilo em que deposita fé ainda lhe deixa na condição de “morto” , é porque ainda não ouviu e nem conheceu e nem depositou fé a autêntica Boa Nova de Jesus Cristo para todas as nações. A fé segue a coisa ouvida (Romanos 10:17)
Os que são “demais mortos” (Rev 20:5), estão nesse estado lamentável pois não estão escutando o Pastor excelente. (João 5:24, 10:27,28)

O Caminho da Vida não nos conduz aos "demais mortos"

Bom, do que se trata a autêntica Boa Nova?
Vamos ouvi-la da Boca daquele que a estabeleceu e da boca daqueles que primeiramente a pregaram em sua forma autêntica e original:

Lucas 24:45 Abriu-lhes então plenamente as mentes para que compreendessem o significado das Escrituras 46 e disse-lhes: “Assim está escrito que o Cristo havia de sofrer e de ser levantado dentre os mortos no terceiro dia, 47 e que, à base do seu nome, se havia de pregar arrependimento para o perdão de pecados, em todas as nações — principiando por Jerusalém, 48 haveis de ser testemunhas destas coisas.

à base do seu nome, se havia de pregar arrependimento para o perdão de pecados, em todas as nações

A Boa nova para todas as nações (judeus, gregos, brasileiros, chineses,etc) é termos nossos pecados perdoados em função de Jesus Cristo.

O pecado é que causa a morte (Romanos 6:23). Quando pecamos, nos tornamos culpados perante Deus.

Nós trabalhamos (realizamos alguma obra) a fim de pagarmos um dívida (prestação da casa própria, um carro, etc). Contudo não existe um trabalho (obra) que fosse possível de nós realizarmos a fim de pagarmos nossas dívidas oriundas de nossos pecados perante Deus – João 7:19 (tratarei mais disso em um artigo futuro). Ou seja, nós podemos trabalhar (efetuar alguma obra) para saldar a dívida do cartão de crédito, ou hipoteca imobiliária, ou o aluguel. Mas não existe nenhum trabalho [obra] que pudéssemos realizar a fim de pagar pelos nossos pecados. Não existe um trabalho, que ao efetuá-lo, pagaríamos a dívida pela nossa própria vida.

É nesse ponto que entra a beleza e sabedoria da autêntica boa nova de Jesus Cristo:

à base do seu nome, se havia de pregar arrependimento para o perdão de pecados, em todas as nações” (Lucas 4:47)

À base do nome de Jesus Cristo, haveria de ser proclamado a quitação da dívida em todas as nações.

Lembre-se, morremos por causa da dívida do nosso pecado (Romanos 6:23). Se a pessoa é contemplada com o “perdão de pecados” , assim ela se torna inculpe, sem dívida. Se a pessoa não tem mais a dívida, ela não tem mais que pagar por ela, ou seja, ela não tem mais que morrer. ( A dívida do pecado é paga com a morte da pessoa - Rom 6:23)

Imagina que você contraiu uma dívida para pagar em 30 anos. (e 30 anos pagando “é uma vida” não é?). Não seria uma boa notícia, uma boa nova se alguém lhe dissesse: “Sua dívida já está paga mediante aquele Senhor”.

É essa a boa notícia (boas novas) que os discípulos do Senhor Jesus proclamavam:

Atos 2:37 Ora, quando ouviram isso, ficaram compungidos no coração, e disseram a Pedro e aos demais apóstolos: “Homens, irmãos, o que havemos de fazer?” 38 Pedro [disse] a eles: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado no nome de Jesus Cristo, para o perdão de vossos pecados, e recebereis a dádiva gratuita do espírito santo.

É interessante que fizeram a seguinte pergunta à Pedro: “o que havemos de fazer?”

Isso nos lembra a pergunta que foi feita a Jesus:

João 6:28 Disseram-lhe, portanto: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”

Será que era possível realizar algum trabalho ou obra para saldar a dívida com Deus? Seria seguir a Lei dada por Moisés com os sacrifícios “pelo pecado”?

Note do que depende as Boas Novas para o perdão de pecados:
29 Em resposta, Jesus disse-lhes: “Esta é a obra de Deus, que exerçais fé naquele a quem Este enviou.”

Assim Deus justifica a pessoa (a torna inculpe de seus pecados, sem dívida, “viva dentre os mortos”) quando ela exerce fé naquele a quem Ele enviou: Jesus Cristo.

João 5:24 Digo-vos em toda a verdade: Quem ouve a minha palavra e acredita naquele que me enviou tem vida eterna, e ele não entra em julgamento, mas tem passado da morte para a vida.

Quem ouve a palavra de Jesus Cristo e acredita naquele que o enviou”, tem seus pecados apagados, ou seja, “tem passado da morte para a vida”. Tal pessoa não é mais como os “demais mortos”. Ela é “vivo dentre os mortos” - Romanos 6:13, Rev 20:5

Atos 3:19 “Arrependei-vos, portanto, e dai meia-volta, a fim de que os vossos pecados sejam apagados, para que venham épocas de refrigério da parte da pessoa de Jeová.
Pecados apagados”, “Dívida saldada”, Sem pecado, sem morte:
a fim de que os vossos pecados sejam apagados” - pecados apagados => inculpe => sem dívida => sem morte (Rom 6:23)

Atos 10:43 Dele [de Jesus Cristo] é que todos os profetas dão testemunho, de que todo aquele que deposita fé nele recebe perdão de pecados por intermédio de seu nome.”

Quem deposita fé em Jesus => recebe perdão de pecados. Nnao tem mais dívida para com a Morte. É Vivo.

Para meditar:
Você deposita genuína fé em Jesus Cristo? É um vivo dentre os mortos ou é como “os demais mortos” (Rev 20:5)

Lembre-se: “todo aquele que deposita fé nele recebe perdão de pecados por intermédio de seu nome”

Colossenses 2:13 Outrossim, embora estivésseis mortos nas vossas falhas [pecados] e no estado incircunciso da vossa carne, [Deus] vos vivificou junto com ele. Ele nos perdoou bondosamente todas as nossas falhas.

Boas Novas: Pagamento da sua dívida: Deus perdoou bondosamente todas as nossas falhas. - de todo aquele que deposita [genuína] fé.

Atos 11:18 Ora, quando ouviram estas coisas, assentiram, e glorificaram a Deus, dizendo: “Pois bem, Deus tem concedido também a pessoas das nações o arrependimento com a vida por objetivo.”

Atos 13:38 “Sabei, portanto, irmãos, que por intermédio Deste se publica a vós o perdão de pecados; 39 e que, de todas as coisas das quais não podíeis ser declarados inculpes por meio da lei de Moisés, todo aquele que crê é declarado inculpe por meio Deste.

A Verdadeira Boa Nova a ser proclamada:
publica a vós o perdão de pecados”
todo aquele que crê é declarado inculpe”

Inculpe, sem culpa, dívida perdoada: todo aquele que crê não tem que pagar pelo salário do pecado: este “tem passado da morte para a vida” , este é “vivo dentre os mortos”.

Boas novas para a humanidade:
Atos 17: 30 É verdade que Deus não tem tomado em conta os tempos de tal ignorância, no entanto, agora ele está dizendo à humanidade que todos, em toda a parte, se arrependam.

ele está dizendo à humanidade que todos, em toda a parte, [se tornem vivos dentre os mortos, passem da morte para a vida]

Boas novas para todas as ovelhas: do aprisco dos judeus e para todo o mundo – Um só rebanho, Uma só esperança, Um Caminho, Um Destino.

Atos 20:21 Mas, eu dei cabalmente testemunho, tanto a judeus como a gregos, do arrependimento para com Deus e da fé em nosso Senhor Jesus.

Declarando a boa notícia:

Atos 22:14 Ele disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu-te para que venhas a saber a sua vontade e a ver o Justo, e a ouvir a voz de sua boca, 15 porque tu hás de ser testemunha dele, perante todos os homens, das coisas que viste e ouviste. 16 E agora, por que demoras? Levanta-te, sê batizado e lava os teus pecados por invocares o seu nome.’

lava os teus pecados” - “remove sua dívida” “tem seus pecados apagados” - Pecados apagados → sem dívida → sem morte a ser “cobrada”. (Col 2:13)

Lava as tuas vestes no sangue do Cordeiro” - Rev 7:14
Se torne um vivo dentre os mortos” “passe da morte para a vida” “deixe de ser morto” (Rom 6:13, João 5:24, Rev 20:5)

Atos 26:18 para abrires os seus olhos, para os desviares da escuridão para a luz e da autoridade de Satanás para Deus, a fim de que recebam perdão de pecados e uma herança entre os santificados pela [sua] fé em mim.’

Sair da autoridade daquele que tem os meios de causar a morte: sair da autoridade do Diabo. Se tornando um Vivo. Passando da autoridade da morte para a autoridade da vida. A Autoridade de perdoar pecados. (João 5:24, Hebreus 2:14)

Mateus 9:6 a fim de que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados.

Se alguém continua na condição dos "demais mortos" , sem ter a sua dívida saldada – os seus pecados perdoados, eis o motivo:

João 5:40 “vós não quereis vir a mim para ter vida.”

João 6:37 Tudo o que o Pai me dá virá a mim, e aquele que vem a mim, eu de modo algum enxotarei.

João 6:57 Assim como o Pai vivente me enviou e eu vivo por causa do Pai, também aquele que se alimenta de mim, sim, esse viverá por causa de mim. 58 Este é o pão que desceu do céu. Não é como quando os vossos antepassados comeram, e, não obstante, morreram. Quem se alimentar deste pão viverá para sempre.”

A fé segue a coisa ouvida.

Todos os que depositam genuína fé em Jesus Cristo recebem “um selo de quitação da dívida”. Um penhor antecipado de que a dívida fora saldada:

João 7:39 No entanto, ele disse isso com respeito ao espírito que os que depositavam sua fé nele estavam para receber.

os que depositavam sua fé recebem

Efésios 1:13 Mas vós também esperastes nele, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, as boas novas acerca da vossa salvação. Por meio dele, também, depois de terdes crido, fostes selados com o prometido espírito santo, 14 que é penhor antecipado da nossa herança, com o propósito de livrar por meio dum resgate a propriedade do próprio [Deus], para o seu glorioso louvor.

Não importa o estágio:
  1. esperastes nele
  2. ouvido a palavra da verdade: as boas novas acerca da vossa salvação (o perdão do seus pecados)
  3. depois de terdes crido
  4. fostes selados com o prometido espírito santo

O “caução” ou “abono” é dado aos “que depositavam sua fé nele” - Indica que fomos “resgatados” (João 7:39)

Persista em pedir, bater e buscar pelo penhor: espírito santo. (Lucas 11:9-13)

Jesus veio para que não fossemos “demais mortos”.
João 8:24 Portanto, eu vos disse: Morrereis nos vossos pecados. Pois, se não acreditardes que sou eu, morrereis nos vossos pecados.”

Mateus 8:22 Jesus disse-lhe: “Persiste em seguir-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos.”

Artigos sobre a autêntica Boa Nova:

8 comments:

Anonymous said...

Toda essa história é um absurdo completo.

Não existe dívida "compulsória".

Quando você deve é porque você assumiu a dívida em algum momento e sabe disso e tem um contrato ou algo assim. Como eu não assumi nenhuma dívida, nem assinei, nem concordei com nada - então não devo nada.

Os cristão acreditam nessa história de que um humano já nasce com uma dívida, por causa de seus antepassados, isso é absurdo.

Porque um Deus amoroso iria cobrar de mim uma dívida feita pelos meus pais? Aliás, está escrito no velho testamento que ele não faz isso. Que tipo de "justiça" seria essa?

Paulo Vicentini said...

João 8:33 Replicaram-lhe: “Somos descendência de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que dizes: ‘Ficareis livres’?” 34 Jesus respondeu-lhes: “Digo-vos em toda a verdade: Todo praticante do pecado é escravo do pecado. 35 Ainda mais, o escravo não permanece para sempre na família; o filho permanece para sempre.+ 36 Portanto, se o Filho vos libertar, sereis realmente livres.

Como é que dizes: ‘Ficareis livres’?” Como é que dizes: ‘Somos endividados’?”
Note que para muitos foi/é difícil reconhecer a escravidão ou "dívida" a que estamos cativos.

Todo praticante do pecado é escravo do pecado
Todo praticante do pecado tem dívida

Anonymous said...

Ser escravo não é ser "endividado". É exatamente o contrário, o dono do escravo é quem deve, pois o escravo trabalhou forçado e sem salário.
A grande maioria dos escravos era tirada a força de sua terra natal.

Somos escravos, sim, do sofrimento, da dor, e somos praticantes da injustiça, MAS NÃO DEVEMOS NADA, pois nascemos nesse mundo assim.

Fomos colocados nesse mundo sem a nossa permissão, fomos forçados a nascer, fomos forçados a nascer nesse mundo, em uma determinada religião, em uma determinada família, em um certo país, em uma determinada condição.

Somos escravos forçados, o verdadeiro "endividado" é quem nos colocou nessa situação de escravidão, seja do "pecado", seja do que for.

Essa declaração de Jesus que você citou foi feita há quase 2.000 anos, mas nunca foi conhecida uma pessoa realmente "livre" durante esse tempo. Não há nenhuma diferença entre quem diz que tem "espírito santo" e as outras pessoas, todos sofrem, adoecem e morrem, os que creem e os que não creem. É tudo uma ilusão.



Paulo Vicentini said...

"e somos praticantes da injustiça"

É justamente aí que criamos débito: injustiça ou pecado.
O salário do pecado é a morte.
O preço que se paga pela nossa injustiça: morte.

Percebe-se que o ser humano tem em sua consciência que ele comete injustiça: comete pecado. A própria consciência dá testemunho que cometemos injustiça, ou pecado. Pecado é dívida:

Lucas 11:4
4 E perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos também perdoamos a todo aquele que está em dívida conosco; e não nos leves à tentação.’”

"Não há nenhuma diferença entre quem diz que tem "espírito santo" e as outras pessoas, todos sofrem, adoecem e morrem, os que creem e os que não creem."

É porque a diferença não é física:
João 6:63 É o espírito que é vivificante; a carne não é de nenhum proveito.

Anonymous said...

a fe sem obra esta morta tiago 2:22a que obras se refere aqui nao e a pregacao de casa em casa assistencia as reunioes? como pode alguem diser que tem fe em jesuis se nao faz o que ele determinou e nao se associa com os que se esforcam a seguir jesuis as testemunhas de jeova?

Paulo Vicentini said...

Quando o assunto é reunião cristã, o importante é a qualidade e não a quantidade de pessoas:
Mateus 18:20 Pois, onde há dois ou três ajuntados em meu nome, ali estou eu no meio deles.”

As obras que agradam a Deus são as que resultam da fé…e não obras mecanizadas …tradições…
Não adianta passar 30 ou 50 ou 70 horas do mês pregando mentiras…
Não adianta "percorrer o mar e a terra para fazer um prosélito"

Mateus 23:15 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra seca para fazer um prosélito, e, quando se torna tal, fazeis dele objeto para a Geena* duas vezes mais do que vós mesmos.

Anonymous said...

Não adianta passar 30 ou 50 ou 70 horas do mês pregando mentiras…
Não adianta "percorrer o mar e a terra para fazer um prosélito"
. como pode um servo de Deus dizer uma coisa dessas sera que as testemunhas so ensinam mentiras? não existe Religião que mais se esforça a seguir a bíblia a palavra de deus (joão 17:17) do que as testemunhas. como podes dizer que eles ensinam mentiras na pregação. sera um minimo erro de entendimento duma passagem bíblia torna todos os outros ensinos falsos? Eu não Acho.

Paulo Vicentini said...

"será que só ensinam mentiras"

Tu mesmo disse que as TJ associadas à STV pregam mentiras.

1% de mentira, é mentira
0.01% de mentira , é mentira
0.01% de impureza , não é pureza

"Parai de tocar em coisa impura"

Para ser impuro basta QUALQUER percentagem não nula de Impureza (mentira/fermento)


E quando o tema é 1914 , prova-se biblicamente que essa doutrina não passa de um "delírio".
Podemos atribuir à 1914 como o maior fiasco doutrinário do século XX e contando ainda para muitos associados à WT

Atribuindo as palavras que a própria Organização WatchTower rende às outras organizações religiosas , mostra que ela não difere das demais, quando o assunto é falar a Verdade, língua PURA.

Assim, não queira apresentar "percorrer o mar e a terra" proclamando 1914 como justificativa.

O mais grave é que as pessoas associadas à WT desprezam qualquer um que não aceita o dogma de 1914.

Sabe o que Jesus disse sobre desprezar à alguém?

Mateus 5:21 “Ouvistes que se disse aos dos tempos antigos: ‘Não deves assassinar; mas quem cometer um assassínio+ terá de prestar contas ao tribunal de justiça.’+ 22 No entanto, digo-vos que todo aquele que continuar furioso+ com seu irmão terá de prestar contas+ ao tribunal de justiça; mas, quem se dirigir a seu irmão com uma palavra imprópria de desprezo* terá de prestar contas ao Supremo Tribunal; ao passo que quem disser: ‘Tolo desprezível!’, estará sujeito à Geena* ardente.