Tuesday, November 20, 2012

Boas Novas: O Prometido Espírito Santo – o Espírito da Verdade

Boas Novas de Jesus Cristo: O Prometido Espírito Santo – o Espírito da Verdade


Conforme disse em um artigo passado, a “argamassa” do Templo de Deus é o espírito santo. Sem espírito santo não há cristianismo.

Lucas 21:49 E eis que vos estou enviando o que foi prometido por meu Pai. 

     O ensino de Jesus Cristo, os casos precedentes

Se atentarmos para os casos precedentes bíblicos , veremos o seguinte fato da história do Cristianismo:

O próprio Pai (Jah) deu testemunho com espírito santo para todos os cristãos. O próprio Pai fez o chamado de que essas pessoas eram Seus Filhos.

A “unção” ou “chamado” é descrito como um ato/evento específico da parte de Deus. É um ato de Deus. Não é uma designação de homens.

O primeiro ato/evento de “unção” se deu com o Filho de Deus que veio do céu na carne (como um ser humano) - Jesus (o primeiro a nascer de novo, o primogênito)
Jesus foi o primeiro a se tornar “cristo” ou “ungido”

A Palavra "Cristo" (vem do grego) é o mesmo que Messias (hebraico) e quer dizer “ungido”.

Assim dizer Jesus Cristo é o mesmo que dizer Jesus Ungido, (quer dizer escolhido, chamado por Deus)

Deus ungindo Jesus: Jesus passa a ser Cristo, o Ungido de Jeová. Lemos no relato:

Mateus 3:16 Jesus, depois de ter sido batizado, saiu imediatamente da água; e eis que os céus se abriram e ele viu o espírito de Deus descendo sobre ele como pomba. 17 Eis que também houve uma voz dos céus, que disse: “Este é meu Filho, o amado, a quem tenho aprovado.”

Assim o próprio Pai Jah deu testemunho. Nesse testemunho (evento/ato) está a afirmação de que aquele que recebe (unção) o espírito de Deus é Filho de Deus.
Jesus fez a seguinte promessa para àqueles que seriam suas ovelhas, seus discípulos:

porque João, deveras, batizou com água, mas vós sereis batizados em espírito santo” - Atos 1:5

João 14:15 “Se me amardes, observareis os meus mandamentos; 16 e eu solicitarei ao Pai e ele vos dará outro ajudador para estar convosco para sempre, 17 o espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque nem o observa nem o conhece. Vós o conheceis,* porque permanece convosco e está em vós. 18 Não vos deixarei orfanados.

Não vos deixarei orfanados.” - ou seja, sem Pai

Conforme prometido, todos os cristãos receberam o prometido espírito de Deus, que dá testemunho que quem o recebe é filho de Deus.

                     O Precedente Bíblico

É uma ação do Pai para com o seu filho(s):

Atos 2 Então, estando em progresso o dia [da festividade] de Pentecostes,+ todos eles estavam juntos no mesmo lugar, 2 e, repentinamente, ocorreu do céu um ruído, bem semelhante ao duma forte brisa impetuosa, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3 E línguas, como que de fogo,+ tornaram-se-lhes visíveis e se distribuíram, e sobre cada um deles assentou-se uma, 4 e todos eles ficaram cheios de espírito santo e principiaram a falar em línguas diferentes, assim como o espírito lhes concedia fazer pronunciação.

É Deus quem chama:
1 Cor 1:26 Pois observais a vossa chamada [da parte] dele, irmãos, que não foram chamados muitos sábios em sentido carnal, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre estirpe; 27 mas Deus escolheu [ungiu]...


Sem espírito santo, não há cristianismo:

Atos 8:14 Quando os apóstolos em Jerusalém ouviram que Samaria havia aceito a palavra de Deus, mandaram-lhes Pedro e João; 15 e estes desceram e oraram para que recebessem espírito santo. 16 Porque não tinha ainda caído sobre nenhum deles, mas eles tinham sido batizados apenas no nome do Senhor Jesus. 17 Impuseram-lhes então as suas mãos e eles começaram a receber espírito santo.

começaram a receber espírito santo.

Começaram a serem “cristianizados” , “ungidos”, “filhos de Deus”.

O Termo “cristão ungido” é um abuso de notação (redundância). Cristão é por definição ungido (cristo), como o primeiro Cristo - Jesus [ungido] o foi.

Os Cristãos - Os Ungidos por Deus.

Efésios 1:13 Mas vós também esperastes nele, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, as boas novas acerca da vossa salvação. Por meio dele, também, depois de terdes crido, fostes selados com o prometido espírito santo,

Note a progressão dos estágios:

esperastes nele”, “terdes ouvido a palavra da verdade”depois de terdes crido” fostes selados com o prometido espírito santo”


A Carta de [Paulo] aos Hebreus trata muito sobre a verdadeira boa nova às nações: receber o testemunho do Pai, por meio de Jesus. E essa carta fala sobre não endurecer o coração ao “ouvir o espírito”.

Hebreus 2: 3 como escaparemos nós, se tivermos negligenciado uma salvação de tal magnitude, sendo que começou a ser anunciada por intermédio do [nosso] Senhor [Jesus] e nos foi confirmada por aqueles que o ouviram, 4 ao passo que Deus se juntou em dar testemunho com sinais, e também com portentos e várias obras poderosas, e com distribuições de espírito santo, segundo a sua vontade?

ao passo que Deus se juntou em dar testemunho”

O Cristianismo começou com o testemunho do próprio Deus, em relação à Jesus, e Deus, conforme prometido, “ainda se junta em dar testemunho”.

O único objetivo do cristianismo é ungir (cristianizar) pessoas de todas as nações de modo que elas sejam filhos de Deus. É assim que Deus constrói o seu único Templo. (1 Cor 3:16)

O Objetivo do Cristianismo:

João 1:9 A verdadeira luz [Jesus] que dá luz a toda sorte de homem [faz nascer de novo por espírito] estava para vir ao mundo. 10 Ele estava no mundo, e o mundo veio à existência por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio ao seu próprio lar, mas os seus não o acolheram. 12 No entanto, a tantos quantos o receberam, a estes deu autoridade para se tornarem filhos de Deus, porque exerciam fé no seu nome; 13 e nasceram, não do sangue, nem da vontade carnal, nem da vontade do homem, mas de Deus.

O Objetivo do cristianismo:

João 11:51 Isto, porém, não dizia de sua própria iniciativa; mas, porque era sumo sacerdote naquele ano, profetizava que Jesus estava destinado a morrer pela nação, 52 e não só pela nação, mas, a fim de que os filhos de Deus, que se acham espalhados, fossem também por ele ajuntados numa unidade [num só corpo, um só rebanho, um só pastor].

Conhecer a Verdade é o caminho para alguém ser filho de Deus. Os Filhos de Deus possuem a genuína liberdade.

João 17:17 Santifica-os [unge-os, coloque-os à parte ] por meio da verdade; a tua palavra é a verdade.

"o Pai está procurando a tais para o adorarem"

João 4:23 Não obstante, vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem. 24 Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.”


Há séculos e ainda em nossos dias muitas mentiras, doutrinas de homens, tem fechado o reino dos céus diante dos homens. (Mateus 23:13)

A Verdade santifica (nos leva à Deus)
A Mentira profana (nos afasta de Deus)

Mas Jesus nos deu a garantia que todo aquele que busca A Verdade como um tesouro escondido, alcançará o seu tesouro. (Prov 2:1-9)


Provérbios 2:2 Filho meu, se aceitares as minhas declarações e entesourares contigo os meus próprios mandamentos, 2 de modo a prestares atenção à sabedoria, com o teu ouvido, para inclinares teu coração ao discernimento; 3 se, além disso, clamares pela própria compreensão e emitires a tua voz pelo próprio discernimento, 4 se persistires em procurar isso como a prata e continuares a buscar isso como a tesouros escondidos, 5 neste caso entenderás o temor a Jeová e acharás o próprio conhecimento de Deus. 6 Pois o próprio Jeová dá sabedoria; da sua boca procedem conhecimento e discernimento. 7 E para os retos ele entesourará a sabedoria prática; para os que andam em integridade ele é escudo, 8 observando as veredas do juízo, e ele guardará o próprio caminho dos que lhe são leais. 9 Neste caso entenderás a justiça, e o juízo, e a retidão, o curso inteiro do que é bom.


Lucas 11:9 Concordemente, eu vos digo: Persisti em pedir, e dar-se-vos-á; persisti em buscar, e achareis; persisti em bater, e abrir-se-vos-á. 10 Pois, todo o que [persistir em] pedir, receberá, e todo o que [persistir em] buscar, achará, e a todo o que [persistir em] bater, abrir-se-á. 11 Deveras, qual é o pai entre vós que, se o seu filho lhe pedir um peixe, lhe entregará uma serpente em vez de um peixe? 12 Ou, se lhe pedir um ovo, lhe entregará um escorpião? 13 Portanto, se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará espírito santo aos que lhe pedirem!”

Mateus 11:12 Mas, desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é o alvo para o qual os homens avançam impetuosamente, e os que avançam impetuosamente se apoderam dele.

Não deixe que alguém lhe ofereça e nem aceite uma boa nova diferente!

2 Cor 11:4 Pois, do modo como é, se alguém vem e prega um Jesus diferente do que nós [os apóstolos do primeiro século] pregamos, ou recebeis um espírito diferente do que recebestes,ou boas novas diferentes do que aceitastes, vós facilmente [o] suportais.

Gálatas 1:8 No entanto, mesmo que nós ou um anjo do céu vos declarássemos como boas novas algo além daquilo que vos [os apóstolos e Jesus] declaramos como boas novas, seja amaldiçoado. 9 Como já dissemos, também digo agora novamente: Quem quer que vos esteja declarando como boas novas algo além daquilo que aceitastes, seja amaldiçoado.

No próximo artigo consideraremos o que o próprio Jesus declarou como boas novas à um Instrutor da Lei em Israel.

Leia Também:

No comments: