Thursday, June 28, 2012

Falei ao mundo publicamente - julgais por vós mesmos o que é justo


Será que o Estudo da Bíblia deve ser feito como se fôssemos um criminoso de modo a nos mantermos escondidos?

Deveríamos Estudar e Analisar a Palavra de Deus como se fôssemos “sociedades secretas”?

De que modo Jesus ensinava? (Jesus, o Instrutor, Ensinava (com maiúscula alegorizante), Nós buscamos o Ensino de Cristo e tentamos ajudar o nosso próximo a fazer o mesmo )

Quem poderia ouvir o Ensino de Cristo?

João 18:19 E o principal sacerdote interrogou assim Jesus sobre os seus discípulos e sobre o seu ensino. 20 Jesus respondeu-lhe: “Falei ao mundo publicamente. Sempre ensinei numa sinagoga e no templo, onde todos os judeus se reúnem; e não falei nada em secreto.

Jesus ,o Mestre, ensinava publicamente. Isso não significa que o público em geral aceitasse ou concordasse com seus ensinamentos. Jesus apelava para o raciocínio das pessoas e salientava a liberdade que elas usufruíam de pensar por si mesmas:

Lucas 12:57 Por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?

Portanto, seguindo os passos de nosso exemplo Jesus, não temos motivos para temer à Deus quando honesta e sinceramente e publicamente “garimpamos as Escrituras” em busca da Verdade ou das pérolas da Palavra de Deus.
De fato, Jesus alertou-nos da futilidade de “agirmos secretamente”:

Lucas 12:1-59
1 Entrementes, havendo-se ajuntado uma multidão de tantos milhares, que se pisavam uns aos outros, ele principiou a dizer, primeiro aos discípulos: “Vigiai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2 Mas não há nada cuidadosamente oculto que não venha a ser revelado, nem secreto que não venha a ser conhecido. 3 Portanto, as coisas que dizeis na escuridão, serão ouvidas na luz, e o que sussurrais em salas particulares, será pregado dos altos das casas.

O Cristianismo não é uma Sociedade ou Organização Secreta.
Assim como qualquer ouvinte que teve o privilégio de ouvir à Jesus Cristo no passado e aconselhado pelo próprio Jesus a julgar por si mesmo o que é justo, o mesmo padrão deve ser respeitado para qualquer um que procura observar as palavras de Jesus registradas nas Escrituras. Não podemos condenar alguém por isso. Afinal, cada um prestará conta de si mesmo à Deus.

Romanos 14:12 Assim, pois, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.”

Diante das inevitáveis idiossincrasias, vamos nos “suportando uns aos outros em amor” em vez de travar guerras na imposição de uma maneira de pensar que não seja “por si mesmo” - Ef 4:2



Salmos 26:1-12
De Davi.
Salmos 26:1-7
1 Julga-me, ó Jeová, porque eu mesmo tenho andado na minha própria integridade
E tenho confiado em Jeová, para não vacilar.
2 Examina-me, ó Jeová, e põe-me à prova;
Refina-me os rins e o coração.
3 Porque a tua benevolência está diante dos meus olhos
E tenho andado na tua verdade.
4 Não me sentei com homens de inveracidade;
E não entro com os que ocultam o que são.
5 Tenho odiado a congregação dos malfeitores
E não me sento com os iníquos.
6 Lavarei as mãos na própria inocência
E vou marchar ao redor do teu altar, ó Jeová,
7 Para fazer ouvir alto o agradecimento
E para declarar todas as tuas obras maravilhosas

No comments: